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TítuloA arte esquemática do Nordeste Transmontano: contextos e linguagens
Autor(es)Figueiredo, Sofia Catarina Soares de
Orientador(es)Meireles, José
Baptista, António Martinho
Data24-Jan-2014
Resumo(s)O trabalho que agora se apresenta, procurou retratar de forma sistemática e atualizada a pintura esquemática da Pré-história recente do Nordeste Transmontano, ou seja, do território inscrito dentro dos limites administrativos do distrito de Bragança. Para tal foram realizados diversos trabalhos de campo e definidas metodologias próprias que procuraram, antes de mais, fazer uma análise endógena das manifestações humanas adscritas ao universo da pintura esquemática e dos seus contextos. Assim, por um lado, foram realizados trabalhos de campo ao nível da prospeção e da realização de sondagens arqueológicas que procuraram uma melhor compreensão de um mundo até então pouco estudado na arqueologia nacional. Por outro lado, foi construído um modelo metodológico de aproximação explicativa para a pintura esquemática, procurando os seus diversos sentidos e desígnios. Este modelo apoiou-se em diferentes correntes teóricas, sendo posteriormente vertido para uma grelha de análise estatística que procurou traçar as diferentes correlações entre as variáveis impressas à pintura esquemática, definindo as suas características constantes bem como as suas irregularidades. Esta análise permitiu a definição de dois grupos distintos e bem delimitados dentro de um conjunto de vinte e seis sítios analisados, para os quais se procurou realizar uma interpretação, tendo por base os principais eixos de discurso das últimas décadas aplicados à investigação da Pré-história recente de Trás-os-Montes Oriental. O Grupo I, que corresponde genericamente ao período Neolítico, assentou a sua interpretação nos recentes trabalhos relativos à neolitização da região, na sua relação com todo um conjunto ainda mal estudado de motivos gravados, na sua articulação com os contextos sepulcrais e, por fim, no papel desempenhado pela pintura esquemática como fator de coesão social neste largo período temporal. Tentou-se ainda dar sentido ao Grupo II, balizado cronologicamente no Calcolítico regional, apoiando a narrativa nos contextos habitacionais que geralmente se associam às estações com pintura esquemática, com o aumento substancial da figuração humana nas suas mais diversas formas e, concluindo, analisando o conjunto de sítios com pintura esquemática da serra de Passos, como exemplo paradigmático da longa vigência temporal que a pintura esquemática teve no Leste Transmontano.
The present work aims to systematically delineate recent pre-historic schematic art in northwestern Trás-os-Montes (which corresponds to the administrative district of Bragança). To achieve this, field work was carried out and methodologies were constructed which, above all else, attempted to analyze the universe of schematic art and its archaeological contexts. On one hand, both field-walking and excavation were undertaken to better understand the archaeology of the geographical area which, until now, has been understudied in Portuguese archaeology. On the other, a methodological model was constructed which tries to come close to an explanation of schematic art and its diverse meanings and purposes. The model itself is supported by different theoretical approaches subsequently applied to a statistical analyses grid, which seeks to show different correlations between the diverse variables defined for schematic art. By doing this we defined the consistent characteristics, as well as the irregularities, in the art. This study allowed the definition of two distinct groups within the twenty six sites analyzed, and for each of these groups an interpretation was sought, using as a base the main lines of discourse on prehistory used in Eastern Trás-os-Montes in the last decades. Group I corresponds to the Neolithic period, and is analyzed within the context of the neolithization of the region, in the relations it establishes with engraved motifs as well as burial contexts, and, finally, on the role of schematic art as a factor in social cohesion throughout this large chronological period. We also tried to make sense of Group II, which corresponds chronologically to the Chalcolithic. We supported the narrative in its relations to habitational context and its increase in the representation of the human figure in various forms and on different supports. Finally, a group of sites in the Serra de Passos was analyzed as a paradigmatic example of schematic art in Trás-os-Montes over a long chronology.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese doutoramento em Arqueologia (área de conhecimento de Arqueologia da Paisagem e do Povoamento)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29085
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
UAUM - Teses de Doutoramento

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