Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29207

TítuloDa análise de necessidades de formação em contexto nacional e organizacional: um ensaio de procedimentos e instrumentos: reflexões a partir de um estudo de caso
Autor(es)Barbosa, Fátima Alexandra Campos
Orientador(es)Antunes, Fátima
Data2013
Resumo(s)As empresas de formação profissional detêm algumas especificidades, quer a nível político quer a nível institucional pelo que numa primeira análise devemos ter algum cuidado e cautela. Frequentemente, as empresas destinatárias da sua intervenção elaboram a sua política de formação tendo em conta a sua história, origem e até a sua localização e em função das especificidades internas e transformações do trabalho que nelas surgem. Neste sentido, o objetivo e finalidade da formação prendem-se com a necessidade percecionada dos trabalhadores adquirirem novos conhecimentos, comportamentos ou atitudes, que incidem em produzir mudanças. Atualmente, os discursos sobre políticas de educação e formação refletem aspetos meramente quantitativos, ou seja quanto mais formação as empresas ou empresários realizarem, mais competentes se tornarão. Parece-nos que se consegue bons resultados, não por fazer apenas muita formação, mas em função do tipo de formação que se realiza, ou seja, não basta realizar muita formação, mas sim, melhorar a que se realiza. No nosso ponto de vista, de uma perspetiva de desenvolvimento humano, social e mesmo organizacional, as políticas e práticas de formação necessitam integrar lógicas de desenvolvimento pessoal e social, muito para além da lógica utilitarista. Defendemos também a ideia de procurar que, na construção do plano de formação, seja possível responder a objetivos de formação da empresa e objetivos individuais dos que nela trabalham. Neste sentido, as condições de êxito estão melhor reunidas quando se verifica a ligação entre a necessidade por parte da empresa e o desejo de formação por parte do indivíduo. De acordo com esta orientação, o presente trabalho procura discutir e analisar questões em torno da formação profissional, da análise de necessidades de formação e das competências, a partir de um ensaio de intervenção que envolveu procedimentos mais extensivos, no nível nacional e procedimentos mais intensivos, no contexto organizacional.
Professional training companies hold some specificities, both in political and institutional level, therefore we must be cautious in a first analysis. Frequently, the companies under this intervention elaborate their educational policies considering its background, origin and even location due to the internal specificities and the labour transformations that come up within them. Thus, the goals of the training connect with the understood need for the workers acquiring new knowledge, behaviours or attitudes that aim to produce changes. Nowadays, the speeches on educational policies and training reflect merely quantitative aspects, which means that the more training the companies or businessmen perform, the more competent they will be. It seems to us that good results can be achieved, not by doing a lot of training, but in behalf of the type of training taken, meaning that it is not enough to get a lot of training but rather, to improve the one you are getting. In our view, from a human, social and even organizational perspective, the practices and policies of training need to integrate personal development and social logics beyond an utilitarian one. We also stand by the idea that in the training curriculum, responding to the company's and its workers training and individual goals must be a matter to regard. As so, the success conditions are reunited when the connection between the needs of the company and the workers educational desires are met. Under this orientation, the present assignment aims to discuss and analyse the matters surrounding professional training and the needs for education and skills, from an interventional essay that involved extensive procedures on a national level and intensive ones in an organizational context.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29207
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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