Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29227

TítuloSupervisão das práticas pedagógicas como forma de mudança numa turma PCA
Autor(es)Coelho, Carla Maria Dias
Orientador(es)Anastácio, Zélia
Palavras-chavePráticas pedagógicas
Supervisão pedagógica
Desenvolvimento profissional
Inovação e transformação pedagógica
Teaching practices
Pedagogical supervision
Professional development
Pedagogical innovation and transformation
Data2013
Resumo(s)A presente dissertação resulta de um trabalho de investigação-ação, de natureza qualitativa, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação, especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação. Através da metodologia de estudo de caso procurou-se estudar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores, numa turma de Percurso Curricular Alternativo (PCA), e compreender em que medida a supervisão dessas mesmas práticas poderiam influenciar as variáveis motivação dos professores, a redução da indisciplina e do insucesso/abandono escolar por parte dos alunos. As exigências impostas pela sociedade face ao sistema educativo interpelam a uma atitude reflexiva dos métodos pedagógicos desenvolvidos pelos agentes educativos e a uma análise do contexto social em que os alunos se inserem. Atendendo a que o professor deixa de ser um transmissor de conhecimento para ser um facilitador da aprendizagem crítica dos alunos, o presente estudo visou contribuir para estes novos desafios, nomeadamente ao nível de uma (re)adequação das práticas pedagógicas, contribuindo para uma maior integração dos alunos no espaço educativo, independentemente do meio social de origem, trazendo-os de volta ao “universo” escolar, fazendo-os compreender a verdadeira finalidade que a escolaridade pode proporcionar no futuro de cada um, concorrendo para uma melhoria da qualidade do serviço escolar. Neste sentido, o estudo empírico concentrou-se no registo de uma supervisão, não hierárquica, das práticas pedagógicas do professor para que, de forma conclusiva, se melhore a relação entre os sujeitos da prática educativa, contribuindo, por um lado, para o desenvolvimento e emancipação profissional do professor e, por outro, como fator motivador da inovação e transformação das práticas pedagógicas. Os dados apresentados mostram que a adoção de novas práticas pedagógicas são preponderantes e determinantes no contributo para o sucesso escolar. Verificou-se, igualmente, que o abandono escolar nos alunos diminuiu, assim como existiu aproximação dos agentes educativos e uma promoção dos níveis de motivação e autoestima dos professores.
The present dissertation is the result of a qualitative research-action, developed within the Master in Education, specializing in Mediation and Supervision in Training. With the methodology of case study sought to examine the pedagogical practices developed by teachers in class Course Curriculum Alternative (PCA), and also understand which supervision of those same practices could influence the variables motivation of teachers, reducing indiscipline and failure / dropout by students. The imposed requirements by society over the education system interrogate a reflective attitude of the teaching methods developed by educational agents and an analysis of the social context of students.. Having in mind that the teacher is no more a transmitter of knowledge and is now a facilitator of learning students critical, this present study aimed to contribute to these new challenges, particularly in terms of a (re) adaptation of pedagogical practices, contributing to a greater integration of students in the educational space, regardless social origin, bringing them back to the "universe" school and making them understand the true purpose that education can provide in their future, contributing to an improvement in the quality of school service. In this way, the empirical study focused on the registration of supervising, not hierarchical, the pedagogical practices of the teacher in order to improve the relationship between the subjects of educational practice, contributing, on one hand, to the development and emancipation of the professional teacher, and on the other hand, as a motivating factor of innovation and transformation of pedagogical practices. The data presented show that teaching practices are important and determining to the contribution to school success It was also found that the dropout among students decreased, there’s an approach between the educative agents and a promotion of self-esteem and motivation levels among teachers.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29227
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Carla Maria Dias Coelho PG19922.pdf
Acesso restrito!
3,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID