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https://hdl.handle.net/1822/29313
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Sousa, Carlos Mendes de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T13:59:34Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T13:59:34Z | - |
dc.date.issued | 2001-04 | - |
dc.identifier.issn | 0873-9501 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/29313 | - |
dc.description.abstract | Propõe-se neste artigo uma leitura de Três Rostos (1989) de Fiama Hasse Pais Brandão. Procurando sublinhar o forte sentido estruturante do livro, faz-se um enquadramento, em perspectiva, relativamente ao resto da obra da autora, marcada por um forte pendor experimental. O modo de o acto criador assegurar uma estabilidade geradora de harmonias passa pela busca de correspondências (o mundo, a palavra) que projetam a utopia de uma disposição ordenadora, forma de resgatar o ouro do verso ao fluxo energético da desordem. Em Três Rostos, o apelo às identificações faz sobressair um extraordinário efeito metonímico: tudo é contíguo a tudo. Assim como o extratextual se projecta no poema, de igual modo essa mesma realidade referenciável (a casa e a quinta de Carcavelos) é uma extensão da realidade (voz) poética. O vasto mundo é epifanicamente entrevisto nas coisas miúdas. Restringe-se a focagem para amplificar, mas a amplificação continua ao serviço da infinitamente pequena perspectiva. No interior de Três Rostos somos conduzidos ao âmago de uma teoria poética: a apresentação da figura da Autora/Leitora propõe o “horizonte da voz” como horizonte aureolado contraposto ao “horizonte do texto”. A voz é fundadora. A grafia, o verso escrito são mera transcrição, mero reflexo do real e a obra toda, infinita errância de ecos disseminados, é a celebração da fertilidade onomatopaica. | por |
dc.description.sponsorship | Ministério da Cultura/Instituto Português do Livro e das Bibliotecas | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Fundação Luís Miguel Nava | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Fiama Hasse Pais Brandão | por |
dc.subject | Três rostos | por |
dc.subject | Poesia portuguesa moderna e contemporânea | por |
dc.subject | Realidade poética | por |
dc.subject | Metonímia | por |
dc.subject | Som, Voz | por |
dc.title | Na sabedoria de uma quietude: Três rostos de Fiama | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationStartPage | 27 | por |
oaire.citationEndPage | 43 | por |
oaire.citationIssue | 8 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Relâmpago : revista de poesia | por |
sdum.journal | Relâmpago: Revista de Poesia | por |
Appears in Collections: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
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Na sabedoria de uma quietude.pdf | "Documento principal" | 162,02 kB | Adobe PDF | View/Open |