Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29329
Título: | Responsabilidade ambiental e vantagem competitiva: inquérito às perceções das empresas europeias e portuguesas |
Autor(es): | Melo, Carla Patrícia Martins |
Orientador(es): | Valente, Marieta |
Palavras-chave: | Vantagem competitiva Estratégia ambiental Responsabilidade ambiental Inquéritos às empresas Competitive advantage Environmental responsibility Environmental strategy Business surveys |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Num contexto de concorrência entre as empresas nos diversos setores de atividade, torna-se
fundamental um elemento de diferenciação e é aqui que surge a responsabilidade ambiental,
podendo conferir uma vantagem competitiva (Porter, 1985). Porter e van der Linde (1995)
avançam com a hipótese de que o mercado recompensa as empresas que evidenciam
responsabilidade ambiental e, tendo em conta esta aceção, o presente estudo incidirá sobre
as empresas portuguesas e europeias, dotadas de práticas de gestão ambiental orientadas
para a Responsabilidade Social e Ambiental, no sentido de se aferir se há, ou não, vantagem
competitiva associada a esta prática. A aplicação de questionários às empresas referidas
será a base metodológica do presente estudo. Estes dados permitirão estudar empiricamente
a Responsabilidade Ambiental das empresas inquiridas e entender a relação entre a
Responsabilidade Ambiental e a Vantagem Competitiva. In a context of competition between companies in all sectors of activity, an element of differentiation is essential and it is in this context that the concept of environmental responsibility arises, which may give firms a competitive advantage (Porter, 1985). Porter and van der Linde (1995) put forward the hypothesis that the market rewards companies that demonstrate environmental responsibility and, given this, this study will focus on European and Portuguese firms, endowed with environmental management practices oriented Responsibility social and Environmental Report, in order to assess whether there is or not a competitive advantage from this practice. The application of questionnaires to companies will be part of the methodological basis of this study. These data will help study empirically the Environmental Responsibility of the surveyed firms and understand the relationship between Environmental Responsibility and Competitive Advantage. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29329 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado NIMA - Dissertações de Mestrado/Master Theses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Carla Patrícia Martins de Melo.pdf Acesso restrito! | 5,71 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |