Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/29547

TitleA carteira : uma nova estrela
Author(s)Gama, Maria Gabriela
Cunha, Joana
KeywordsCarteiras
Estrelas
Marcas
Consumo
Afetos
Issue date2012
PublisherUniversidade do Minho. Departamento de Engenharia Têxtil (DET)
Abstract(s)A união de marcas de moda “fetiche”, em alguns grupos económicos, como por exemplo, o grupo LVHM, o grupo PPR e o grupo Richmond é um facto novo no universo da moda e do luxo que data dos anos oitenta, e que se continua a expandir pelos anos noventa até aos dias de hoje. Comprar, vender, fundir, centralizar e descontinuar, parece que é a regra deste mercado com características muito particulares. Se no passado as marcas de luxo estavam centralizadas nas famílias, ou seja, era um legado que passava de geração em geração, cujos produtos continuavam a ser fabricados através de técnicas artesanais hoje, pouco ou nada funciona nesses moldes. Os negócios de moda passaram a ser demasiadamente sérios para serem deixados nas mãos dos costureiros. Ainda nos anos noventa assistiu-se à era dos acessórios particularmente das carteiras que passou a povoar o imaginário coletivo. As carteiras enquanto vedetas das marcas representam poder económico, tradição, luxo, bom gosto, em síntese, status. Na difusão das marcas, os grupos económicos passaram a olhar para as estrelas como um porto seguro em matéria de difusão das mesmas. Nunca como hoje a ligação a estas estrelas de estilo foi tão ostensiva.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29547
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
DET/2C2T - Comunicações em congressos internacionais com arbitragem científica

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