CECS - Comunicação e Sociedade - Vol. 14 (2008): Novos Territórios da Literacia : [1] Estatísticas

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Comunicação e Sociedade 14: Novos Territórios da Literacia

Director: Moisés de Lemos Martins

Coordenação do volume: Manuel Pinto e Sara Pereira

CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Húmus, Ribeirão, 2008, 106 págs. ISSN 1645-2089

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Como aprender a ler um mundo tão diverso e tão problemático como é aquele em que nos é dado viver e que tem o condão de não nos proporcionar uma alternativa que não seja no plano simbólico, dos sonhos e dos desejos? E como aprender não só a ler, mas também a intervir nele e participar nas melhores soluções para os desafios que ele coloca? As perguntas poderiam ser formuladas a partir dos, cada dia mais numerosos, territórios em que as questões da literacia se levantam. Basta, para tal, constatar a quantidade de adjectivos que namoram e se casam com o termo literacia. Depois de uma (longa) etapa em que as competências da aprendizagem da vida e do mundo se configuravam em torno da trilogia ler-escrever-contar e encontravam na educação escolar o seu locus privilegiado, passou-se, na segunda metade do século XX, a uma crescente consciência do lugar decisivo que deveria ocupar a educação para os media na sua tríplice apresentação de recurso, tópico e meio de expressão e participação. Numa era global como é a actual, de redes planetárias, de aprendizagem cada vez menos circunscrita a um tempo e a um lugar, os horizontes da literacia confundem-se progressivamente com as ferramentas, as mediações e as trajectórias para viver com dignidade e sentido a multidimensionalidade da vida.

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Jun-2009Comunicação e sociedade: novos territórios da literacia [14, 2009]-RevistaAcesso aberto
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