Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/29852
Título: | Representações das crianças sobre a atualidade: caminhos que se cruzam entre a leitura do mundo e a informação noticiosa |
Outro(s) título(s): | Children’s representations about current affairs: ways that cross between reading the world and news media |
Autor(es): | Silveira, Ana Patrícia Soares Pereira, Sara Pinto, Manuel |
Editor(es): | Coelho, Zara Pinto Fidalgo, Joaquim |
Palavras-chave: | Crianças Notícias Participação Representações Literacia mediática Children News Participation Representations Media literacy |
Data: | 2012 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Resumo(s): | Este trabalho pretende dar a conhecer o estado da arte e a proposta metodológica de uma investigação de doutoramento, ainda em curso, que tem como objeto de estudo debater sobre o modo como as crianças representam a atualidade. Partindo das suas vozes, perspetivando-as enquanto sujeitos de investigação, intentamos compreender que significados são construídos sobre a realidade imediata - ligada diretamente à experiência de cada criança - e a realidade global, em que os media se assumem como importantes mediadores e construtores de um ambiente simbólico. Trata-se de privilegiar uma posição ativa das crianças no seu envolvimento com os media noticiosos, partindo do pressuposto de que estes se constituem como agentes de socialização relevantes para a formação dos mais novos. Metodologicamente, optamos pela conjugação de técnicas quantitativas e qualitativas, definindo como público do estudo um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. This paper aims to present the state of art and the methodological proposal of a PhD research, in progress, which has as its object of study discuss how children make sense of the world. Taking into acount their voices, looking at them as research subjects, we intend to understand what meanings are constructed about the immediate reality - directly linked to the experience of every child – and the global reality, in which the media are assumed as important mediators and builders of a symbolic environment. More specifically, we want to study the engagement between children and news media, considering that the last one are socialization agentes with relevance for children’s lives. Methodologically, we will employ quantitative and qualitative techniques, as we define as public the children from 9 to 10 years old. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/29852 |
ISBN: | 978-989-8600-05-9 |
Versão da editora: | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/1340 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SP_I_jornadas_doutorandos.pdf | Capítulo de e-book | 190,75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |