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https://hdl.handle.net/1822/29863
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Zagalo, Nelson | por |
dc.date.accessioned | 2014-08-01T10:30:24Z | - |
dc.date.available | 2014-08-01T10:30:24Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/29863 | - |
dc.description.abstract | [Introdução] Nos últimos anos a academia tem sentido uma clara necessidade de se aproximar do espectro do entretenimento fazendo-o por diferentes vias e sempre mais ou menos de forma encapotada, com recurso a mantos desculpabilizantes para o poder fazer tal como a Arte ou a História da mesma, a tecnologia e a sua engenharia, ou ainda o estudo de processos cognitivos e dos sintomas sociais. Todas estas áreas, mantos, têm servido de refúgio a quem se quer aventurar no estudo do entretenimento digital. Não é de agora que esta problemática se levanta, vem de Platão, e sempre os gregos a influenciarem a raiz do nosso pensamento. Platão clamava contra Homero porque este fazia uso da literatura para nos entreter. E era este acto de entreter que incomodava Platão e que segundo ele não servia a República, porque esse acto execrável nada mais era do que uma manipulação das emoções e como tal deformadora ou deturpante da verdade e da razão. Não será difícil encontrar ainda hoje muito deste pensamento disseminado pela academia, e não só, de que o entretenimento não serve o humano e fustiga o pensamento. Assim, se pensarmos sobre o impacto do aparecimento do estudo dos jogos digitais na academia, veremos mais claramente o quão importante é e, mais do que isso, reconheceremos que de algum modo a academia evoluiu e se abriu à sociedade. Existe uma clara vontade de unir o pensamento de séculos com o saber fazer em prol de um bem-estar comum. O entretenimento é hoje uma indústria consagrada e respeitada, mais pelos seus lucros do que pelo seu conteúdo, mas talvez por isso mesmo é aceite pela sociedade como uma possibilidade profissional capaz de viabilizar um projecto ou um sonho. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ciência | por |
dc.subject | Jogos digitais | por |
dc.subject | Science | por |
dc.subject | Digital games | por |
dc.title | Entretenimento e jogos digitais | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/zondgames08/article/view/332/310 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 6-7 Nov. 2008 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationStartPage | 2 | por |
oaire.citationEndPage | 5 | por |
oaire.citationConferencePlace | Porto, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Conferência ZON : Digital Games 2008 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | por |
sdum.conferencePublication | Conferência ZON : Digital Games 2008 | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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