Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29872

TítuloComunicação e sociedade: comunicação estratégica [8, 2005]
Editor(es)Coelho, Zara Pinto
Palavras-chaveComunicação
estratégica
strategic
communication
DataDez-2005
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Resumo(s)[Nota introdutória] Comunicação estratégica é o tema deste número da revista Comunicação e Sociedade e percorre vários dos seus conteúdos. Pretende-se dar a conhecer algum do trabalho científico que tem vindo a ser desenvolvido no contexto nacional e também no internacional, através da publicação de artigos de investigadores que nos são próximos, seja do ponto de vista da geografia, seja pela afinidade de interesses e de perspectivas (Espanha, Itália, Noruega, Países Baixos, Grã-Bretanha, Dinamarca, Eslovénia e EUA). Olhando para a história do século passado nos EUA, podemos dizer que o estudo da comunicação estratégica, entendida esta no sentido que lhe é dado por Habermas (1993), desempenhou um papel crucial na constituição do campo do saber que hoje se denomina por ciências da comunicação. Recordemos os estudos de Lasswell, nos anos 20, sobre a linguagem da propaganda política usada na Grande Guerra, e todo o trabalho feito nos anos 40-50 por Lazarsfeld e seus associados em torno das campanhas eleitorais e dos seus efeitos; este viria a ser reformulado no início dos anos 60 por Klapper e a sua teoria dos efeitos limitados, a qual foi substituída pela teoria da “marcação da agenda” (agenda setting) de McCombs & Shaw nos anos 70. Transversal a estes estudos é a preocupação com a chamada questão dos “efeitos” dos media, um tipo de preocupação que a Escola de Frankfurt, contemporânea desta investigação empírica e que integrava nomes como o de Theodor Adorno, Marx Horkheimer e Habermas, considerava instrumentalista, por oposição aos interesses emancipatórios envolvidos na sua denúncia ideológica das “indústrias culturais”.
TipoRevista
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29872
ISSN1645-2089
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/comsoc/issue/view/92
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Comunicação e Sociedade - Vol. 8 (2005): Comunicação Estratégica

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