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dc.contributor.authorSousa, Helenapor
dc.contributor.editorPinto, Manuel-
dc.contributor.editorFidalgo, Joaquim-
dc.date.accessioned2014-08-04T13:14:59Z-
dc.date.available2014-08-04T13:14:59Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.isbn978-989-95500-0-1por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/29913-
dc.description.abstract[Excerto] O XVII Governo Constitucional, liderado por José Sócrates, tinha como objectivo a promoção, com a maior brevidade, da criação de um novo órgão regulador dos media, independente dos poderes político e económico e dispondo dos meios humanos, técnicos e financeiros adequados. Este objectivo, que viria a ser confirmado em sede parlamentar com a aprovação formal do Programa do Governo ganharia corpo em 2006. Foi precisamente neste ano que a nova Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) entrou em funcionamento. Esta entidade, que deixava para trás a Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS), foi aprovada no final do ano anterior (Lei nº 53/2005 de 8 de Novembro). Comparativamente com a Alta Autoridade, o governo via na ERC a possibilidade de uma estrutura mais ágil e simultaneamente mais forte, com menos reguladores mas com mais capacidade de decisão, dado o reforço das assessorias especializadas. Mas a legitimação social da ERC dependeria, em parte, da sua capacidade de distanciamento relativamente à herança da AACS que, mais do que processos, deixou uma imagem de ineficiência e de dúbia independência face ao poder político. No que toca à independência ou, pelo menos, à percepção social dessa (necessária) independência, a ERC não poderia, no entanto, ter começado de pior forma.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRegulaçãopor
dc.subjectMédiapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectERCpor
dc.subjectAACSpor
dc.titleÀ procura de legitimidade : a entrada em cena da ERCpor
dc.typebookPart-
dc.relation.publisherversionhttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/anuario2006/article/view/382/358por
oaire.citationStartPage57por
oaire.citationEndPage60por
oaire.citationTitleAnuário 2006 – A comunicação e os media em análisepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.bookTitleAnuário 2006 – A comunicação e os media em análisepor
Aparece nas coleções:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

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