Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/29943

TítuloComputador vs. Tablet: estudo comparativo de um jogo multimédia
Autor(es)Bento, Marco
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveMobile technologies
Interfaces tangíveis
Jogo multimédia
Tablet
Computado
Data9-Mai-2014
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)A escola de hoje sente imensas dificuldades em promover competências de leitura nos alunos, como nos ilustram os resultados das provas de aferição de língua portuguesa do 4.o ano do 1o Ciclo. Uma reflexão sobre este tema, agregado ao desenvolvimento de novas tecnologias, ajudou-nos a desenvolver um jogo multimédia para ser aplicado em contexto educativo e que foi testado em diferentes dispositivos: o computador e o Tablet. A intenção foi comparar a manipulação do jogo multimédia nos dois equipamentos de modo a verificarmos as vantagens e desvantagens de cada um ao nível do desempenho, da motivação e da satisfação dos utilizadores. Os dados obtidos permitem-nos validar que as vantagens do computador estão relacionadas com o facto de este ter um teclado físico, que é de mais fácil utilização, e com o facto de estar disseminado pelos alunos e pelas escolas. Paradoxalmente o Tablet tem a vantagem de ser novidade e de ter uma interface tangível com uma interação física mais natural, que evita obrigar o aluno a lidar com a precisão do uso do rato do computador.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/29943
ISBN978-989-8525-30-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MarcoBento&JALencastre_EJML_2014.pdf2,87 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID