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TítuloLetramento em marketing na sala de aula: os gêneros textuais utilizados pelos professores
Autor(es)Dionísio, Maria de Lourdes
Bethônico, Jônio Machado
Palavras-chaveLiteracia crítica
Ensino
Géneros textuais
Data2014
EditoraGabinete para os Meios de Comunicação Social. Grupo de Trabalho Informal sobre Literacia para os Media
Resumo(s)Neste texto serão apresentados dados referentes a dois estudos que procuraram compreender o papel da escola na construção de cidadãos plenos, ativos e autônomos, considerando a atual centralidade do consumo e a hegemonia da lógica do marketing na mídia e nos espaços públicos. Num primeiro estudo, buscou-se saber se e como os livros didáticos da disciplina de Língua Portuguesa dos anos iniciais do Ensino Fundamental, no Brasil, contribuíam para a formação de consumidores críticos, mais capazes de desnudarem os artifícios do discurso de caráter publicitário, nas mais diversas formas, e conscientes acerca de temas como consumismo, desperdício, desejos de compra. Para estas competências de compreender e usar estes textos, concebeu-se o termo “Letramento (ou literacia) em Marketing”. Grande percentagem das incidências encontradas corresponderam a gêneros publicitários canônicos impressos (anúncios de jornal, cartazes, panfletos), mas foram identificadas outras peças de marketing (embalagens, rótulos, logomarcas, capas de livro), a partir das quais eram propostas atividades de leitura e/ou de produção textual – inclusive sob uma perspectiva discursiva, próximas das condições reais da produção e consumo de tais textos. Em um segundo estudo, buscou-se caracterizar, por meio de questionários e entrevistas, a prática dos professores em sala de aula quanto aos gêneros textuais de caráter publicitário usados, as razões e os modos para o seu uso. Os resultados referentes à prática declarada pelos docentes também apresentaram a preponderância dos textos canônicos impressos. Este privilégio, de acordo com estas alegações, está vinculado a aspectos infraestruturais e aos saberes relativos à linguagem não verbal. Este procedimento impacta negativamente no processo de desenvolvimento escolar de uma consciência crítica pois se mostra incompatível com as atuais estratégias das empresas e demais organizações, que cada vez mais se utilizam de meios como a TV e a internet e ações fora dos veículos tradicionais
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em Atas do 2.º Congresso "Literacia, Media e Cidadania", ISBN 978-989-96478-3-1
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30094
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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