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TítuloO direito de olhar o espaço histórico-geográfico através da objetiva fotográfica
Autor(es)Gonçalves, Sandra Margarida Martins
Orientador(es)Melo, Maria do Céu
Palavras-chaveFotografia
Literacia visual
História
Geografia
Photography
Visual literacy
History
Geography
Data2013
Resumo(s)O presente relatório descortina o Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada, desenvolvido na Escola Básica do 2º e 3º ciclo de Dr. Francisco Sanches com alunos do 7º ano de escolaridade/Ensino Básico (Decreto-Lei nº 139/2012) nas disciplinas de História e Geografia, no ano letivo de 2012/2013. Elegemos como tema norteador a literacia visual histórica e geográfica, onde nos centramos no uso da fotografia tendo como finalidade responder às seguintes questões: - Que espaços os alunos valorizam no seu quotidiano? - Que elementos presentes nesses espaços os alunos valorizam? O nosso propósito foi compreender o modo como as vivências pessoais e sociais dos alunos determinam a forma como percecionam o conceito de espaço nas suas dimensões naturais, arquitetónicas, humanas e afetivas exprimindo-se através da fotografia. Havia igualmente uma necessidade de desmistificar que a presença de fotografias nos manuais escolares não são meras ilustrações, sendo que as mesmas devem ser utilizadas como uma ferramenta de aprendizagem ou a demonstração de forma real e prática de determinado conteúdo programático. Os instrumentos de recolha de dados traduziram-se na criação de um portefólio ou roteiro que melhor identificasse os espaços mais representativos para os alunos, bem como uma ficha de autoavaliação do processo de trabalho, de forma a compreender quais as dificuldades sentidas na definição de espaços.
This report reveals the educational project that was developed at School Dr. Francisco Sanches with students from the 7th grade/Basic Education (Decree-Law No. 139/2012) in the disciplines of History and Geography, during the academic year 2012/2013. We chose as a guiding theme the visual literacy in history and geography, where we focus on the use of photography. This report aims to answer the following questions: - What spaces do students value in their daily lives? - What elements present in these spaces do students value? Our purpose was to understand the ways in which personal and social experiences of students determine how they perceive the concept of space in their natural dimensions, architectural, and human affective expressing themselves through photography. However, there was also a need to demystify the presence of photographs in textbooks are not mere illustrations, and these should be used as a learning tool or the demonstration of a real and practical given syllabus. The instruments for data collection were a portfolio and roadmap that best identify the most representative places for students, as well as a form of self-assessment work process in order to understand what the difficulties in defining spaces.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de História e de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30138
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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