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https://hdl.handle.net/1822/30237
Título: | Identidade(s) profissional(ais) do formador de adultos : um estudo sobre a configuração das identidades profissionais dos formadores de adultos |
Autor(es): | Cunha, Andreia Moreira da |
Orientador(es): | Torres, Leonor Lima |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A identidade profissional é um tema atual que tem suscitado várias investigações em
diversos países. Em Portugal temos assistido nos últimos anos a mudanças significativas a todos
os níveis (político, social, económico), afetando a sociedade em geral e o sistema educativo em
particular destabilizando o exercício profissional dos formadores. Além disso, estes profissionais
têm vindo a deparar-se com falta de condições de trabalho, de estabilidade e de dificuldades ao
nível de reconhecimento de um estatuto socioprofissional acarretando acrescidas dificuldades no
exercício da sua profissão. Em consequência, os formadores emergem num conjunto de
representações negativas, conduzindo estes profissionais da educação a sentimentos de
desmoralização e de pouca identificação do seu trabalho como uma profissão credível e com
futuro, obrigando a um exercício contínuo de reestruturação da sua identidade profissional.
Tal situação conduziu-nos a esta investigação com a pretensão de estudar esse processo
de (re)construção da(s) identidade(s) profissional(ais) dos profissionais que atuam no campo da
educação de adultos. Procuramos, assim, compreender a construção e reconstrução das
identidades profissionais dos formadores de adultos, isto é, a relação entre as organizações, as
políticas públicas, os contextos macrossociais e as representações dos sujeitos na construção da
sua identidade profissional.
Para o efeito socorremo-nos de uma metodologia qualitativa, inscrita no paradigma
construtivista e dentro desta o estudo de caso. Os dados obtidos foram recolhidos através de seis
entrevistas semiestruturadas e de 40 inquéritos por questionário efetuados aos formadores de um
centro de formação da zona norte do país. Os resultados obtidos estão patentes no capítulo quarto
desta dissertação, resultados esses que deram resposta às perguntas de partida e respostas
provisórias lançadas no início desta investigação.
Pensamos que o estudo desta temática tornou-se um trabalho de investigação relevante
visto a conjuntura atual caracterizada pela instabilidade, complexidade e mudança no campo da
educação de adultos. Professional identity is a current topic that has inspired several investigations in many countries. In Portugal, we have witnessed in recent years significant changes at all levels (political, social and economic level) affecting society in general and the education system in particular, undermining the exercise of professional trainers. Moreover, these professionals have been faced with a lack of working conditions, stability and difficulties in the recognition of a professional career status, leading to increased difficulties in the exercise of their profession. As a result, trainers emerge in a set of negative representations, leading these education professionals to feelings of demoralization and little identification of their work as a credible and future profession, requiring an on-going restructuring exercise of their professional identity. This situation led us to this research with the intention of studying this process of (re) building(s) professional(s) ID(s) of the professionals working in the field of adult education. Our aim here was to understand the construction and reconstruction of professional identity of adult teachers, that is, the relationship between organizations, public policies, macro-contexts and representations of the subject in the construction of their professional identity. To this purpose, we based our research on a qualitative methodology, belonging to a constructivist paradigm, and within this the case study. Data was collected through six semistructured interviews and 40 questionnaire surveys directed to trainers working in a training centre in the northern part of the country. The results are shown in the fourth chapter of this dissertation and they responded to the questions and conditional answers launched at the beginning of this investigation. We believe that the study of this subject has become a relevant research work considering the current situation characterized by instability, complexity and changes in the field of adult education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30237 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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