Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/30253

TitleFormação e desenvolvimento profissional docente em rede : entre o presencial e o online
Author(s)Faria, Ádila
Faria, Paulo
Ramos, Altina
KeywordsRedes sociais
Desenvolvimento profissional docente
Issue date24-Sep-2014
PublisherUniversidade Federal de Viçosa. Programa de Pós-Graduação em Educação(UFV/PPGE)
JournalEducação em Perspectiva
Abstract(s)A omnipresença das tecnologias digitais transformam o tempo, os espaços e a forma como os professores aprendem ao longo da sua vida. À medida que se expandem as formas de interação social em rede, emergem novas estratégias de aceder à informação e construir o conhecimento. Apresentamos neste artigo duas estratégias de formação de professores desenvolvidos por meio de redes virtuais e que constituem parte do resultado de dois projetos de investigação de doutoramento. As redes sociais NING da janela do meu jardim e Linguagens 2.0 surgem como ferramentas de comunicação, de criação de contextos de aprendizagem colaborativa e como oportunidade para desenvolver nos educadores e professores competências digitais e favorecer o desenvolvimento profissional docente desde a educação pré-escolar até o final do ensino secundário. Neste artigo: a) apresentamos e descrevemos de modo breve os dois projetos baseados na rede social NING; b) referimos os instrumentos de recolha de dados e as técnicas de análise; e c) apresentamos resultados parciais de ambos os estudos.
The omnipresence of digital technologies change time, place and the way teachers learn throughout their lives. As forms of social interaction expand, new strategies to access information and build knowledge emerge. We present here two teacher training models developed through networks or virtual communities that are part of the result of two doctoral research projects. The networks da janela do meu jardim and Linguagens2.0 arise as communication tools to create collaborative learning environments and opportunities to develop knowledge and skills in educators and teachers, and teacher professional development to teach from kindergarten to high school completion. This article: a) identifies and briefly describes the two projects based on the NING social network with various objectives, including contributing to teacher professional development; b) refers to the instruments of data collection and analysis techniques; and c) presents partial results of both studies.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30253
ISSN2178-8359
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Formação e desenvolvimento profissional docente em rede.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID