Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30266
Título: | As conceções das crianças sobre os jogos no 1.º ciclo do ensino básico |
Autor(es): | Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves Ramos, Altina Barros, Elisabete Passos Osório, António José |
Palavras-chave: | Jogos educativos multimédia Perceções das crianças Manual digital Multimedia educational games Children perceptions |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Resumo(s): | Nos últimos anos tem aumentado o interesse em investigar formas de utilizar jogos digitais como
recursos educativos e compreender os seus benefícios pois as possibilidades que as inovações
tecnológicas oferecem sugerem a existência de mais-valia na sua inclusão na aprendizagem das crianças.
Este trabalho insere-se no âmbito do projeto Manual Digital II, um recurso digital que tem como principais destinatários Educadores e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, crianças e pais. Visando produzir conteúdos pedagógicos digitais, assentes em processos inovadores de conceção, produção e aplicação, surge numa atividade de investigação o interesse em estudar quais as conceções de jogo digital das crianças que utilizam o MDII. O processo experimental de criação de jogos gera, por si só, descobertas e, por consequência, construção de conhecimento no aluno. A construção de jogos digitais pelos próprios
alunos traz, só por si, vários benefícios ao desenvolvimento do seu raciocínio lógico. In recent years there has been increasing interest in researching ways of using digital games as educational resources and understanding their benefits, since the possibilities offered by technological innovations suggest the existence of an added value in its inclusion in children's learning. This work is part of the project Manual Digital II (MDII), a digital resource primarily aimed to Early Childhood Educators, Primary Teachers, children and parents. Aiming to produce digital educational content, based on innovative processes of design, production and application, during a research activity the need arose for a study of the experimental procedure of creating games generates by itself, discoveries and therefore knowledge construction by the children. The construction of digital games by children brings in itself a number of benefits to the development of logic thinking. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30266 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AS CONCEÇÕES DAS CRIANÇAS SOBRE OS JOGOS DIGITAIS NO 1 CICLO DO ENSINO BÁSICO.pdf | 392,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |