Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30268

TítuloDesenvolvimento profissional docente : contributo das redes sociais
Autor(es)Faria, Paulo
Faria, Ádila
Ramos, Altina
Palavras-chaveRedes sociais
Desenvolvimento profissional docente
Professores
Social networks
Teacher professional development
Teachers
Data2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Resumo(s)A formação de professores desenvolvida através de redes ou comunidades virtuais apresenta uma tendência cada vez maior, a crer nas investigações mais recentes, que configura um quadro próximo de um verdadeiro ecossistema educativo. Ultrapassar ideias preconcebidas que muitos professores têm em relação às experiências com tecnologias digitais, só será possível através do seu envolvimento em experiências pessoais concretas e também através do contacto com experiências bem sucedidas em comunidades de prática. Temos em curso dois estudos, conducentes a doutoramento e em fase de conclusão, que abordam esta problemática. Neste artigo: (a) identificamos e descrevemos de modo breve dois projetos de uso da rede social NING com vários objetivos, entre eles o de contribuir para desenvolvimento profissional docente; (b) referimos os instrumentos de recolha de dados e as técnicas de análise; (c) apresentamos resultados parciais de ambos os estudos.
Based on the latest research teacher training developed through networks or virtual communities presents an increasing tendency, providing a framework to a true educational ecosystem. Overcoming preconceptions that many teachers have in relation to experiments with digital technologies will only be possible through their involvement in concrete personal experiences and also through contact with successful experiences in communities of practice. We have two on-going nearing completion studies leading to PhD degrees that address this issue. In this article we: (a) identify and briefly describe two projects on the use of the NING social network with various objectives, including to contribute to teacher professional development; (b) refer to the instruments of data collection and analysis techniques; (c) present partial results of both studies.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30268
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE CONTRIBUTO DAS REDES SOCIAIS.pdf437,77 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID