Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/30268

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFaria, Paulopor
dc.contributor.authorFaria, Ádilapor
dc.contributor.authorRamos, Altinapor
dc.date.accessioned2014-09-25T12:32:04Z-
dc.date.available2014-09-25T12:32:04Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30268-
dc.description.abstractA formação de professores desenvolvida através de redes ou comunidades virtuais apresenta uma tendência cada vez maior, a crer nas investigações mais recentes, que configura um quadro próximo de um verdadeiro ecossistema educativo. Ultrapassar ideias preconcebidas que muitos professores têm em relação às experiências com tecnologias digitais, só será possível através do seu envolvimento em experiências pessoais concretas e também através do contacto com experiências bem sucedidas em comunidades de prática. Temos em curso dois estudos, conducentes a doutoramento e em fase de conclusão, que abordam esta problemática. Neste artigo: (a) identificamos e descrevemos de modo breve dois projetos de uso da rede social NING com vários objetivos, entre eles o de contribuir para desenvolvimento profissional docente; (b) referimos os instrumentos de recolha de dados e as técnicas de análise; (c) apresentamos resultados parciais de ambos os estudos.por
dc.description.abstractBased on the latest research teacher training developed through networks or virtual communities presents an increasing tendency, providing a framework to a true educational ecosystem. Overcoming preconceptions that many teachers have in relation to experiments with digital technologies will only be possible through their involvement in concrete personal experiences and also through contact with successful experiences in communities of practice. We have two on-going nearing completion studies leading to PhD degrees that address this issue. In this article we: (a) identify and briefly describe two projects on the use of the NING social network with various objectives, including to contribute to teacher professional development; (b) refer to the instruments of data collection and analysis techniques; (c) present partial results of both studies.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentepor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectSocial networkspor
dc.subjectTeacher professional developmentpor
dc.subjectTeacherspor
dc.titleDesenvolvimento profissional docente : contributo das redes sociaispor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate15 - 16 Jul. 2013por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage1050por
oaire.citationEndPage1061por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitleVIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013 : aprender a qualquer hora e em qualquer lugarpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationVIII Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2013 : aprender a qualquer hora e em qualquer lugarpor
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE CONTRIBUTO DAS REDES SOCIAIS.pdf437,77 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID