Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30391
Título: | Estudo sobre plataformas de ensino online: contributo para o desenvolvimento de uma plataforma de vídeo learning |
Outro(s) título(s): | Study about online learning platforms: contribution on the development of a plataform for video learning |
Autor(es): | Silva, Rui Tiago Rodrigues |
Orientador(es): | Pimenta, Pedro |
Palavras-chave: | E-learning Vídeo learning Aprendizagem web Ensino à distância Portais de aprendizagem online Web learning Distance teaching Online learning portals |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | Num mundo cada vez mais digital e global, novas formas de negócio são
diariamente desenvolvidas para um público que aumenta exponencialmente de dia após
dia. Se relacionarmos estas atividades de negócio com a aprendizagem pela internet,
entramos num campo onde a busca pelo conhecimento contribui para uma melhor
profissionalização e especialização das próprias competências dos indivíduos, condição
indispensável num panorama cada vez mais competitivo e exigente. Por outro lado, o
próprio ensino neste ambiente (e-learning) revoluciona os métodos de aprendizagem
tradicionais e contribui para uma aprendizagem mais acessível e dinâmica.
É a partir dos fundamentos descritos que esta Dissertação de Mestrado no
âmbito da Pós-Graduação em Sistemas de Informação incide, ao pretender estudar as
plataformas de aprendizagem online que utilizam o recurso do vídeo (video learning).
Utilizando uma metodologia qualitativa centrada na técnica de análise de conteúdo e
numa amostragem por saturação, foi possível desenvolver uma Matriz de Plataformas
que agrupa 22 portais de aprendizagem online, tendo sido identificados os seus
principais mecanismos e funcionalidades de acordo com os objetivos de estudo. Esta
Matriz serviu de base estratégica para propor o desenvolvimento de uma plataforma que
reúne os melhores mecanismos encontrados, proposta dirigida à empresa associada a
esta dissertação: Global Nation. Neste sentido, esta nova plataforma de aprendizagem
online que já se encontra a ser desenvolvida segundo o contributo desta dissertação, tem
o objetivo de dinamizar o processo de aprendizagem virtual e instalar-se como uma
potencial comunidade de partilha de conhecimento pela internet.
Esta dissertação visa também fornecer um contributo científico importante no
estudo de temáticas relacionadas com diversos conceitos como o de e-learning, video
learning e streaming. Os processos de aprendizagem e os mecanismos tecnológicos que
permitam potenciar as dinâmicas de aprendizagem, arrecadarão também uma ênfase
notória nomeadamente nas diversas análises realizadas. A aprendizagem em vídeo, pelo
seu caráter didático e facilitador para o ensino, será uma componente fundamental a
explorar. In a world increasingly digital and global, new ways of business are daily created for a target market that is increasing exponentially day after day. If we relate these business activities with Internet learning, soon we enter a field where the search for knowledge contributes for better professionalization and specialization of specific competencies of individuals, which is a necessary condition in a panorama which is getting more competitive and demanding. On the other hand, the study itself in this condition (e-learning) revolutionizes the methods of traditional learning and contributes for a more accessible and dynamic learning. It is from the grounds described that this Master's Dissertation under the Graduate Diploma in Information Systems focuses, with the aim to study the online learning platforms which use video learning. Using a qualitative methodology focused on the technique of content analysis and a sampling saturation, it was possible to develop a Platform Matrix which groups 22 online learning platforms. From all 22 it was identified their major mechanisms and functionalities in accordance to the studies objective. This Matrix served as a strategic base to offer the development of a platform which reunites the best mechanisms found, proposal addressed to the company associated with this thesis: Global Nation. In this sense, this new online learning platform which is already being developed with the contribution of this theses will have the objectives of making the process of virtual learning dynamic and to settle down itself as a potential community of sharing of knowledge over the internet. This dissertation also aims to provide a valuable scientific contribution in regards to the study of themes related to diverse concepts like e-learning, video learning and streaming. The processes of learning and the technological mechanisms which allows to enhance the dynamics of learning, also will collect a notorious emphasis in the various analysis. Video Learning, due to its didactic character and as an enhancer for learning, will be a fundamental component to explore. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Sistemas de Informação |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30391 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DSI - Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rui Tiago Rodrigues Silva.pdf | 3,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |