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dc.contributor.advisorSarmento, João Carlos Vicente-
dc.contributor.advisorVágner, Jiri-
dc.contributor.authorRibeiro, Márcio Fernandespor
dc.date.accessioned2014-10-09T09:48:39Z-
dc.date.available2014-10-09T09:48:39Z-
dc.date.issued2014-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30442-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Geografia (área de especialização em Planeamento e Gestão do Território)por
dc.description.abstractThis dissertation aims to approach the theme of internationalization of students in an European context. With the establishment of the Erasmus Programme in 1987, attending other European universities became simpler; this programme has been and continues to be a facilitator for those interested in completing their studies or part of them outside their country. Primarily aiming students, teachers are also targeted by this programme and they may participate but in different molds. This dissertation sought to address not only the Erasmus programme but also how it influences the people participating in it. This process starts at the moment the students decide to undertake the program of mobility even in their country. Since then the process begins only ending when these students return. In order to understand how this process takes place the experience of twenty students who participated in the Erasmus programme was followed. Of these twenty students, ten were studying in Braga, Portugal, and ten in Prague, Czech Republic. These were approached so that during one semester interviews could be conducted with a qualitative nature to essentially understand how these students would adapt to a city that was not their own, what changes would appear during their stay and to see if the city had influenced their experience. Later, a comparison was made between the experiences and testimonies from these students who performed their studies in Prague and in Braga.por
dc.description.abstractEsta dissertação visa abordar a temática da internacionalização dos estudantes num contexto Europeu. Com a criação do programa Erasmus em 1987, frequentar outras universidades europeias ficou mais simples, este programa foi e continua a ser um facilitador para quem procura realizar os seus estudos ou parte destes fora do seu país. Tendo como alvo principal os estudantes, docentes também são visados por este programa podendo estes participar mas em moldes diferentes. Nesta dissertação é procurado abordar não só o programa Erasmus mas também como este influencia as pessoas que nele participam. Este processo é iniciado desde o momento em que os estudantes decidem realizar o programa de mobilidade ainda nos seus países. Desde então o processo é desenrolado só acabando quando estes estudantes voltarem. Com o intuito de entender como este processo se desenrola foi acompanhado a experiência de vinte estudantes que participaram no programa Erasmus. Destes vinte estudantes, dez estavam a estudar em Braga, Portugal, e dez em Praga, República Checa. Estes foram abordados para que ao longo do seu semestre fossem feitas entrevistas com cariz qualitativo para tentar compreender principalmente como estes se adaptavam a uma cidade que não a sua, que mudanças existiram durante a sua permanência e se a cidade influenciou a sua experiência. Mais tarde e já com este propósito foi feita uma comparação entre as experiências e os testemunhos destes estudantes que realizaram os seus estudos em Braga e em Praga.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectErasmuspor
dc.subjectSpacepor
dc.subjectPlacepor
dc.subjectAdaptationpor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectExperiencepor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectLugarpor
dc.subjectAdaptaçãopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectExperiênciapor
dc.titleAdaptation to new spaces : erasmus students in Braga and Praguepor
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc378:061.1UEpor
dc.subject.udc061.1UE:378por
dc.identifier.tid201220997-
dc.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
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