Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30449

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCorreia, Paulo Ferreirapor
dc.contributor.authorFernandes, José Antóniopor
dc.date.accessioned2014-10-09T13:05:28Z-
dc.date.available2014-10-09T13:05:28Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1983-3156por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30449-
dc.description.abstractNeste texto apresentam-se alguns resultados de um estudo centrado nas ideias intuitivas de probabilidade condicionada de alunos do 9º ano de escolaridade. Participaram no estudo 310 alunos portugueses do 9º ano de escolaridade (com idade de 14 anos), a quem foi aplicado um questionário com várias tarefas sobre probabilidade condicionada e independência, sendo aqui apenas exploradas algumas das que envolvem probabilidade condicionada. Em termos de resultados, estudadas as respostas, justificações e erros cometidos pelos alunos, salienta-se que as resoluções dos alunos revelam que eles possuem ideias intuitivas sobre o conceito de probabilidade condicionada no contexto de extração de bolas de um saco.por
dc.description.abstractThis paper aims at describing some results of a study about intuitive ideas of conditional probability of pupils attending the 9th grade. In the study participated 310 Portuguese pupils of the 9th grade (aged 14 years), who answered a questionnaire with several tasks on conditional probability and independence. In this paper we explore just some of the tasks that involve conditional probability. In general, after studied the responses, justifications, and mistakes made by students, the pupils’ resolutions show that they have intuitive ideas about the concept of conditional probability in the context of drawing balls of a bag.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.description.sponsorshipTecnologia no âmbito do projeto PEst-OE/CED/UI1661/2014 do CIEd-UMpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática (PUC-SP)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIntuiçõespor
dc.subjectProbabilidade condicionadapor
dc.subjectAlunos do 9º anopor
dc.subjectIntuitionspor
dc.subjectConditional probabilitypor
dc.subject9th grade pupilspor
dc.titleIntuições de alunos do 9º ano em probabilidade condicionada no contexto de extração de bolas de um sacopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/19177por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage295por
oaire.citationEndPage321por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationTitleEducação Matemática Pesquisapor
oaire.citationVolume16por
sdum.journalEducação Matemática Pesquisapor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014 Educação Matemática Pesquisa.pdfDocumento principal673,7 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID