Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/1822/30457
Title: | (Re)inventar a ação em creches: o contributo da formação de educadores de infância |
Author(s): | Rosário, Rafaela Mendes, Maria Goreti Silva Vilaça, Simão Martins, Cristina Araújo Candeias, Analisa Sousa, Marco Melo, Maria Manuela da Silva Martins, Maria de Fátima da Silva Vieira |
Keywords: | Formação de professores Educadores de infância Creches Pedagogia |
Issue date: | Jul-2014 |
Publisher: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Abstract(s): | Os desafios da atualidade impõem uma pedagogia emancipatória, crítica, tolerante na incerteza e assente numa articulação com a sociedade que se afigura heterogénea e composta de singularidades. O texto que apresentamos pretende analisar as potencialidades e constrangimentos sentidos pelas educadoras de infância numa experiência de educação e formação, que decorreu no âmbito de um estudo mais alargado, em desenvolvimento desde 2012, em creches da cidade de Braga. Dezoito educadoras de infância de sete creches participaram nas sessões de formação, desenvolvidas e dinamizadas por um grupo de investigadores/formadores da Escola Superior de Enfermagem, onde se abordaram conteúdos relacionados com o desenvolvimento infantil, diversificação alimentar e segurança e higiene alimentar. Privilegiámos processos reflexivos sobre e a partir da experiência dos participantes, com vista à sua (re)construção. Explorámos as representações das educadoras de infância, negociámos os conteúdos e as práticas de ensino e avaliação, num movimento de centralização no pensamento e ação das mesmas. No seu conjunto foi possível uma interrogação sobre as práticas vigentes nas creches e a criação de espaços de diálogo para a (re)construção do conhecimento e da ação. As educadoras, inspiradas pela formação, realizaram tarefas de experimentação da (in)formação partilhada, junto das crianças (e pais) nas creches, num processo cíclico de formação/ação. Procedemos a alguns reajustes ao plano inicialmente traçado, em função das necessidades e interesses das participantes. As educadoras revelaram entusiasmo e tiveram uma assiduidade total à formação. |
Type: | Conference paper |
Description: | Publicado em "Pedagogia para a autonomia – imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis : 6º Encontro do Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia (GT-PA) : atas". ISBN 978-989-8525-28-4 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30457 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Reinventar_acao_creches_o_contributo_da_formacao_educadores_infancia.pdf | documento principal | 1,82 MB | Adobe PDF | View/Open |