Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30457

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRosário, Rafaelapor
dc.contributor.authorMendes, Maria Goreti Silvapor
dc.contributor.authorVilaça, Simãopor
dc.contributor.authorMartins, Cristina Araújopor
dc.contributor.authorCandeias, Analisapor
dc.contributor.authorSousa, Marcopor
dc.contributor.authorMelo, Maria Manuela da Silvapor
dc.contributor.authorMartins, Maria de Fátima da Silva Vieirapor
dc.date.accessioned2014-10-09T15:02:51Z-
dc.date.available2014-10-09T15:02:51Z-
dc.date.issued2014-07-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30457-
dc.descriptionPublicado em "Pedagogia para a autonomia – imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis : 6º Encontro do Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia (GT-PA) : atas". ISBN 978-989-8525-28-4por
dc.description.abstractOs desafios da atualidade impõem uma pedagogia emancipatória, crítica, tolerante na incerteza e assente numa articulação com a sociedade que se afigura heterogénea e composta de singularidades. O texto que apresentamos pretende analisar as potencialidades e constrangimentos sentidos pelas educadoras de infância numa experiência de educação e formação, que decorreu no âmbito de um estudo mais alargado, em desenvolvimento desde 2012, em creches da cidade de Braga. Dezoito educadoras de infância de sete creches participaram nas sessões de formação, desenvolvidas e dinamizadas por um grupo de investigadores/formadores da Escola Superior de Enfermagem, onde se abordaram conteúdos relacionados com o desenvolvimento infantil, diversificação alimentar e segurança e higiene alimentar. Privilegiámos processos reflexivos sobre e a partir da experiência dos participantes, com vista à sua (re)construção. Explorámos as representações das educadoras de infância, negociámos os conteúdos e as práticas de ensino e avaliação, num movimento de centralização no pensamento e ação das mesmas. No seu conjunto foi possível uma interrogação sobre as práticas vigentes nas creches e a criação de espaços de diálogo para a (re)construção do conhecimento e da ação. As educadoras, inspiradas pela formação, realizaram tarefas de experimentação da (in)formação partilhada, junto das crianças (e pais) nas creches, num processo cíclico de formação/ação. Procedemos a alguns reajustes ao plano inicialmente traçado, em função das necessidades e interesses das participantes. As educadoras revelaram entusiasmo e tiveram uma assiduidade total à formação.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducadores de infânciapor
dc.subjectCrechespor
dc.subjectPedagogiapor
dc.title(Re)inventar a ação em creches: o contributo da formação de educadores de infânciapor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate22 - 23 jul. 2014por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage341por
oaire.citationEndPage349por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationTitle6º Encontro do Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia (GT-PA)por
sdum.conferencePublication6º Encontro do Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia (GT-PA)por
Aparece nas coleções:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Reinventar_acao_creches_o_contributo_da_formacao_educadores_infancia.pdfdocumento principal1,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID