Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30607
Título: | A imagem de Los Santos: cidade ‘Collage’ virtual |
Outro(s) título(s): | The image of Los Santos: virtual “Collage” city |
Autor(es): | Silva, Américo José Peixoto da |
Orientador(es): | Ferreira, Francisco Manuel Gomes Costa |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | O presente estudo debruça-se sobre a imagem da cidade, o que significa, compõe e
define essa imagem e como ela pode ser utilizada como um modelo de apropriação e
produção espacial. Nesse sentido, toma como contexto de investigação um videojogo
que constrói uma forte ligação imagética com o espaço urbano real.
O videojogo Grand Theft Auto: San Andreas, apresenta três cidades virtuais que recriam
cidades reais através de uma evocação da sua imagem.
Los Santos, uma dessas cidades, é o objecto de estudo, não só por ser o centro da
narrativa do videojogo, mas também, e principalmente, pela forma como se constrói
enquanto reflexo manipulado da realidade de Los Angeles.
É a partir deste ‘objecto’ urbano virtual, Los Santos, que se formula uma análise e um
estudo que agrega e articula temas desenvolvidos por autores como Robert Venturi, Aldo
Rossi, Reyner Banham e Kevin Lynch, que serão utilizados como contributos para a
compreensão e definição da imagem reflectida de Los Angeles.
Como processo de estudo define-se assim uma rede de afinidades entre as duas
cidades, articuladas por temas ou conceitos retirados desses autores, através das quais
se percebe que Los Santos vai para além de uma mera mimetização da cidade de Los
Angeles, recriando e manipulando estruturas espaciais, infra-estruturas, mecanismos
sociais, culturais, históricos ou antropológicos, que enunciam e constroem, mais que
uma plataforma de entretenimento, uma imagem complexa e densa de um certo
imaginário urbano que interessou caracterizar. The essay presented here is focused on the image of the city; its meaning, composition and definition, how this ‘image’ can be appropriated and how it builds a virtual space defining another kind of space in our time. With this thought, it takes a video-game which builds a very strong connection with the real urban space as the research setting. The video-game: Grand Theft Auto: San Andreas presents three virtual cities depicting real cities through an allusion of their image. Los Santos, one of those cities, is the study object, not only for being the heart of the game’s action and narrative, but mostly by the way it builds itself as a manipulation of the reality of Los Angeles. Trough this virtual ‘object’: Los Santos, which is build upon an idea of an aggregation, the study will try to connect different ideas/concepts about reflected image, used by the authors Robert Venturi, Aldo Rossi, Reyner Banham and Kevin Lynch. Building a network of affinities between the two cities, and the various authors, one realizes that Los Santos is more than a mere literal empty voided use of the city of Los Angeles. In Los Santos we find a recreation and manipulation of spatial structures, infrastructure, social, cultural, historical and anthropological mechanisms, which sets out and builds, more than a mere entertainment platform, it builds a complex and dense image of a certain urban imaginary reality that was important and interesting to analyse. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cidade e Território) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30607 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Imagem de Los Santos_ Cidade Collage Virtual.pdf | 3,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexos.zip | 3,61 MB | Unknown | Ver/Abrir |