Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30682

TítuloAvaliação do impacto acústico produzido pela intervenção urbanística na Praça do Toural e envolvente, Guimarães
Outro(s) título(s)Accoustic impact produced by the urbanistic intervention in Toural Square and surroundings
Autor(es)Cruz, Cindy Johanna Ferreira
Orientador(es)Silva, Lígia Torres
Fontes, André Cerejeira
Palavras-chavePraça do Toural e envolvente
Guimarães
Ruído ambiente
Tráfego rodoviário
Pressão sonora
Toural Square and the surrounding area
Environmental noise
Road traffic
Sound pressure
Data2013
Resumo(s)Milhares de pessoas em todo o mundo são afetadas diariamente pela poluição sonora. O ruído é capaz de atingir o nosso organismo sem nos apercebermos, causando danos na saúde humana. Guimarães Capital Europeia da Cultura de 2012 realizou várias intervenções na cidade. Uma dessas intervenções passou pelo arranjo urbanístico da Praça do Toural e envolvente. A principal finalidade dessa requalificação era essencialmente a redução do tráfego rodoviário dessa zona. A presente dissertação visa estudar se a intervenção urbanística da Praça do Toural e envolvente contribuiu para a diminuição da poluição sonora decorrente da redução do fluxo de tráfego. Para tal, realizou-se uma contagem de tráfego durante duas semanas em dois dias específicos: Sexta-feira e Sábado. Através do método de cálculo NMPB 96, recomendado pela diretiva 2002/49/CE do Parlamento Europeu e do Concelho de 25 de Junho de 2002, efetuou-se uma modelação matemática que permitiu a criação de mapas de ruído para cada cenário antes e após à intervenção, de modo a realizar-se uma comparação entre eles. Para a validação dos mapas de ruído efetuou-se medições do nível de pressão sonoro equivalente através do instrumento designado por sonómetro. Os resultados de medição revelaram que os valores medidos são aproximados dos valores modelados, confirmando assim a sua validação. Por fim, foi utilizado a ferramenta ArcGIS que possibilitou o cálculo das áreas expostas para cada classe de ruído, nos cenários antes e após intervenção. Na análise dos resultados, verificou-se que praticamente em toda a zona de estudo existiu uma redução do tráfego rodoviário e consequentemente uma diminuição do nível de pressão sonora, na ordem dos 5dB(A). De uma forma geral, concluiu-se que a intervenção urbanística na Praça do Toural e envolvente foi positiva, uma vez que a diminuição do tráfego e do ruído foi cumprida.
Thousands of people all over the world are affected daily by sound pollution. The noise is able to reach our organism without noticing, causing damages in human health. Guimarães European capital of the culture of 2012 carried out several interventions in the city. One of these interventions was in the urban arrangement of the Toural square and the area surrounding. The main purpose of this requalification was essentially the reduction of the road traffic of that zone. This thesis aims to study if the urban interventions in Toural Square and the area surrounding contributed to the reduction of sound pollution from reduced by traffic flow. To do that, we perform a traffic count during two weeks on two specific days: Fridays and Saturdays. Through the method of calculating NMPB 96, recommended by the 2002/49/EC directive of the European Parliament and Council of 25 June 2002, we performed one mathematical modeling which allowed the creation of noise maps for each scenario before and after intervention in order to make a comparison between them. For validation of noise maps we performed measurements of the equivalent sound pressure level through the instrument referred to as a sound level meter. The measured results showed that the measured values are approximate values modeled, thus confirming its validation. Finally, we used the ArcGIS tool that enabled the calculation of exposed areas for each class of noise, in the scenarios before and after the intervention. In the analysis of results, it was found that almost the whole area of study there was a reduction of traffic and consequently a decrease in the sound pressure level in the order of 5 dB (A). In general, it was concluded that the urban intervention in Toural squares and the surrounding area were positive, once the reduction of traffic and noise was fulfilled.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Planeamento e Infraestrutura de Transporte)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30682
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ISISE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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