Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30688

TítuloDefinição do índice de qualidade funcional para a acústica em edifícios residenciais
Outro(s) título(s)Definition of the functional quality index for acoustics in residential buildings
Autor(es)Oliveira, Cristiana Filipa Macedo
Orientador(es)Leitão, Dinis
Palavras-chaveQualidade
Conforto
Acústica
Edifícios residenciais
Metodologia de avaliação.
Quality
Comfort
Acoustics
Residential buildings
Evaluation methodology
Data2013
Resumo(s)A construção é uma atividade de extrema importância no desenvolvimento económico e social de um país. Definindo-se como atividade de produção de bens de consumo e de bens conducentes ao bem-estar das populações, a construção é uma das atividades que possui um dos mais largos espectros de intervenientes e de áreas de intervenção, onde se destacam a construção e a reabilitação de edifícios. A qualidade residencial, com expressão direta na satisfação dos utentes, uma vez que influência de forma determinante e sobre múltiplos aspetos o dia-a-dia dos moradores, determinando a sua qualidade de vida, as suas expetativas e possibilidades de desenvolvimento futuro, deve constituir um importante objetivo de todos os intervenientes de um processo construtivo. Felizmente, ao longo dos anos, verifica-se cada vez mais o aumento das exigências de conforto nos edifícios. Neste âmbito, o conforto acústico destaca-se como merecendo cada vez mais destaque e atenção, pois verifica-se que a maioria da população não saiba como avaliar esse conforto, mas a sua ausência é cada vez mais percetível e, por isso, a exigência de morar ou trabalhar em ambientes acusticamente confortáveis torna-se cada vez mais frequente. Para além disso, uma vez que a habitação é um bem de consumo cuja aquisição, para a maior parte das pessoas e famílias, envolve um elevado esforço financeiro, que muitas das vezes se prolonga por largos anos, torna-se essencial e de grande vantagem um sistema de informação que permita ao futuro utilizador um conhecimento mais detalhado e profundo do nível de qualidade do edifício, de modo a induzir escolhas mais fundamentadas e conscientes. Com este trabalho pretendeu-se a elaboração de uma metodologia de avaliação da qualidade acústica de edifícios residenciais, com o objetivo de propor os principais parâmetros para apoiar, tanto as decisões de todos os intervenientes no processo construtivo, muito em especial os elementos da equipa de projeto, como também os futuros utilizadores, funcionando assim como um importante auxiliar de escolha.
The construction sector is of paramount importance for the economic and social development of a country. Construction can be defined as an activity of production of consumption goods and consumer goods, conducive to the welfare of the people. This sector has one of the wider spectrum of stakeholders and areas of intervention, which highlights the construction and rehabilitation of buildings. The residential quality, with direct expression in users’ satisfaction, should be an important objective of all stakeholders in a constructive process, since it have a decisive influence on multiple aspects and day-to-day live of residents, determining their quality of life, their expectations and possibilities for future development. Fortunately, over the years, the buildings comfort demands are being increased. In this context, acoustic comfort stands out as deserving more prominence and attention since it was verified that, in principle, most people do not know how to evaluate this parameter, but their absence is increasingly noticeable and therefore it becomes increasingly common the requisite to live or work in environments acoustically comfortable. In addition, since a dwelling is a commodity whose purchase, for most people and families, involves a high financial effort, that often extends over several years, it is essential and advantageous to have a information system that can provide the future user with a more detailed and deeper knowledge level regarding the building quality level, in order to promote more informed and conscious choices. This work aims to develop a methodology for assessing the acoustic quality of residential buildings, in order to propose the key parameters to support both the decisions of all stakeholders in the construction process, particularly the elements of the project team, as well as the future building users, thus acting as an important selection.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30688
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ISISE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Cristiana Filipa Macedo Oliveira_2013l.pdf1,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID