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https://hdl.handle.net/1822/30706
Title: | Perceção de ruído de tráfego rodoviário |
Other titles: | Perception of road traffic noise |
Author(s): | Cunha, Catarina Araújo Cupertino da |
Advisor(s): | Freitas, Elisabete F. Santos, Jorge A. |
Keywords: | Ruído Incómodo Interação pneu-pavimento Método CPX Loudness Noise Annoyance Tire-pavement interaction CPX method |
Issue date: | 2013 |
Abstract(s): | O ruído do tráfego rodoviário é um dos principais contribuintes para o ruído ambiental, podendo
causar consideráveis impactes na saúde pública e qualidade de vida das populações. No entanto,
o ruído rodoviário levanta várias questões pois, se por um lado está associado a vários
problemas de saúde e bem-estar, por outro lado a sua falta constitui um risco para a segurança
dos utilizadores da estrada. Assim, torna-se imprescindível o estudo e a avaliação acústica dos
pavimentos rodoviários, visto que as suas características superficiais atuam de forma ativa nos
mecanismos de geração do ruído pneu-pavimento.
O trabalho desenvolvido nesta dissertação tem por objetivo estudar as características acústicas
de vários pavimentos rodoviários, sob o ponto de vista da psicoacústica, com recurso à
metodologia de aquisição do ruído pneu-pavimento em contínuo, o método CPX, sendo por
isso uma abordagem inovadora com vantagens metodológicas importantes.
Este trabalho apresenta, para oito tipos de pavimento diferentes, a sua caracterização acústica
através de três indicadores acústicos (LAmax, LAeq e loudness) em função da velocidade de
circulação. Cada variável foi relacionada com as respostas de avaliação da intensidade sonora
de indivíduos submetidos aos ruídos adquiridos.
A análise dos resultados é apresentada sob três abordagens, a análise das variáveis acústicas
dos ruídos adquiridos, a análise dos resultados da tarefa de avaliação da intensidade do ruído
pneu-pavimento e a análise dos diferentes modelos de cálculo do indicador psicoacústico
loudness. Verificou-se que os níveis de ruído aumentam significativamente com a velocidade,
e que os pavimentos não betuminosos são os mais ruidosos, particularmente os cubos de granito.
Quanto às superfícies dos pavimentos com camada de desgaste em mistura betuminosa, o
microaglomerado betuminoso destaca-se com os níveis de ruído superiores. Relativamente aos
indicadores acústicos, o loudness mostrou ser o que melhor se ajusta às respostas de intensidade,
sendo o Loudness CF o modelo de cálculo que melhor explica as respostas dos indivíduos
inquiridos. The road traffic noise is one of the major contributors to environmental noise, which can cause considerable impacts on public health and quality of life of populations. However, road noise raises several questions because, if on one hand is associated with several health problems and welfare, on the other hand their lack constitutes a risk to the safety of road users. Thus, it becomes essential the study and the acoustic evaluation of road pavements, since their surface characteristics actively influence the generation mechanisms of tire-pavement noise. The work in this thesis aims to study the acoustic characteristics of several road surfaces, from the point of view of psychoacoustics, using a methodology to acquire continuously the tirepavement noise, the CPX method, so it is an innovative approach which leads to important methodological advantages. This work presents the acoustic characterization of eight different types of pavement by using three acoustic indicators (LAmax, LAeq and loudness) as a function of speed. Each variable was related to the sound intensity evaluation responses of individuals subjected to the acquired noise. The results analysis was done according to the following three approaches: analysis of acoustic variables of the acquired noises, analysis of the results of the tire-pavement noise intensity assessment task, and the analysis of different models to calculate the psychoacoustic indicator - loudness. It was found that noise levels significantly increase with speed, and not bituminous pavements are the noisiest, specially the ones made of granite cubes. Regarding the pavements surfaces with bituminous mixtures, the micro surfacing asphalt paving stands out with higher noise levels. Regarding the acoustic indicator, loudness proved to be the best fit to the responses of intensity, and the calculation model Loudness CF is the best explaining the responses of the inquired individuals. |
Type: | Master thesis |
Description: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Planeamento e Infraestruturas Viárias) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30706 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado ISISE - Dissertações de Mestrado |
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