Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30723
Título: | Avaliação educacional: que lógicas e que tendências? Alguns processos e desafios no contexto das reformas curriculares na África Subsariana |
Autor(es): | Vieira, Arlindo Pacheco, José Augusto |
Palavras-chave: | Reformas curriculares Avaliação educacional Políticas educativas África Subsariana Curriculum reform Educational assessment Educational policies Sub-Saharan Africa |
Data: | 2013 |
Resumo(s): | Neste artigo, propomos analisar alguns processos e desafios nas reformas curriculares nos sistemas de avaliação educacional. Situamo-lo no atual contexto mundial e percorremos, de forma sucinta e crítica, as influências dos organismos internacionais nas tomadas das decisões nos Estados-Nação, questionando as suas tendências e as suas lógicas. Assume-se, aqui, a avaliação educacional como um campo abrangente que comporta subáreas, com características diferentes, por exemplo, avaliação curricular, avaliação de desempenho escolar a nível de sala de aula e avaliação institucional, procurando dar enfoque aos países africa nos, especificamente à região da África Subsariana (ASS), de que Cabo Verde faz parte em termos geográficos e de agendas geopolíticas. In this paper, we propose to analyze some processes and challenges at curriculum reforms in the systems of educational assessment. We situates it in the current global context, and we travel, succinctly and critically influences of international organizations in the decisions taken by nation-states, questioning their trends and their logics. It is assumed here, the educational evaluation as a comprehensive field that holds subareas with different characteristics, eg, curriculum evaluation, performance evaluation, school-Ievel classroom and institutional assessment, trying to focus on African countries, specifically in SubSaharan Africa (SSA), that Cape Verde is part geographically and geopolitical agendas. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Nas pegadas das reformas educativas : atas do I Colóquio Cabo-Verdiano...", ISBN 978-989-97833-9-3 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30723 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliação Educaconal_que lógicas e que tendencias.pdf Acesso restrito! | 2,8 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |