Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30723

TítuloAvaliação educacional: que lógicas e que tendências? Alguns processos e desafios no contexto das reformas curriculares na África Subsariana
Autor(es)Vieira, Arlindo
Pacheco, José Augusto
Palavras-chaveReformas curriculares
Avaliação educacional
Políticas educativas
África Subsariana
Curriculum reform
Educational assessment
Educational policies
Sub-Saharan Africa
Data2013
Resumo(s)Neste artigo, propomos analisar alguns processos e desafios nas reformas curriculares nos sistemas de avaliação educacional. Situamo-lo no atual contexto mundial e percorremos, de forma sucinta e crítica, as influências dos organismos internacionais nas tomadas das decisões nos Estados-Nação, questionando as suas tendências e as suas lógicas. Assume-se, aqui, a avaliação educacional como um campo abrangente que comporta subáreas, com características diferentes, por exemplo, avaliação curricular, avaliação de desempenho escolar a nível de sala de aula e avaliação institucional, procurando dar enfoque aos países africa nos, especificamente à região da África Subsariana (ASS), de que Cabo Verde faz parte em termos geográficos e de agendas geopolíticas.
In this paper, we propose to analyze some processes and challenges at curriculum reforms in the systems of educational assessment. We situates it in the current global context, and we travel, succinctly and critically influences of international organizations in the decisions taken by nation-states, questioning their trends and their logics. It is assumed here, the educational evaluation as a comprehensive field that holds subareas with different characteristics, eg, curriculum evaluation, performance evaluation, school-Ievel classroom and institutional assessment, trying to focus on African countries, specifically in SubSaharan Africa (SSA), that Cape Verde is part geographically and geopolitical agendas.
TipoArtigo em ata de conferência
DescriçãoPublicado em "Nas pegadas das reformas educativas : atas do I Colóquio Cabo-Verdiano...", ISBN 978-989-97833-9-3
URIhttps://hdl.handle.net/1822/30723
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Avaliação Educaconal_que lógicas e que tendencias.pdf
Acesso restrito!
2,8 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID