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https://hdl.handle.net/1822/30800
Título: | Avaliação externa de escolas: os efeitos indiretos do ensino público no ensino privado |
Autor(es): | Sousa, Joana Raquel Faria Pacheco, José Augusto |
Data: | 2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | Tendo como referência a análise da realidade portuguesa, pretendemos, com esta comunicação, abordar a avaliação externa de escolas a partir das políticas de “accountability” (Taubman, 2009) e de partilha de conhecimento (Steiner-Khaamasi, 2012), que, por sua vez, estão na origem das reformas viajantes, quer processos e práticas de regulação baseada na avaliação externa (Stake & Schwand, 2007; Pacheco, Seabra, Morgado & Van Hattum, 2014). A comunicação insere-se num projeto de investigação, financiado pela Fundação Ciência e Tecnologia, visando o estudo do impacto e efeitos da avaliação externa de escolas na escola e na comunidade no plano das mudanças organizacionais, curriculares e pedagógicas. Considerando os efeitos essencialmente discursivos e procedimentais da avaliação, analisamos de modo mais concreto, mediante uma metodologia qualitativa, baseada na análise documental, em que o corpus de análise é constituído pelas orientações Instituto da Segurança Social (ISS) do Modelo de Avaliação da Qualidade em Creche (MAQC), e na realização de inquérito por entrevistas (Bogdan & Biklen, 1999) a profissionais de educação de infância sobre o modo como a avaliação externa, somente obrigatória para o ensino público, produz efeitos no ensino privado, mormente na forma da gestão curricular da educação pré-escolar e das perspetivas das educadoras. Os resultados empíricos que são apresentados, devendo ser entendidos ainda como preliminares, permitem formular uma tendência argumentativa no sentido da organização curricular da educação pré-escolar em função de padrões de qualidade orientados para a produtividade pedagógica, sobretudo com a valorização da racionalidade tyleriana. Neste sentido, a comunicação permite entender de que modo as Instituições de Solidariedade Social (IPSS) se apropriam dos referencias de avaliação externa das escolas públicas com o objetivo de justificar resultados de aprendizagem que a educação préescolar deve atingir no quadro de uma linguagem de accountability. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
Descrição: | Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia", ISBN 978-989-8525-22-2 |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30800 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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