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TítuloAnálise de conforto térmico em espaços públicos na cidade de Barcelos
Outro(s) título(s)Analysis of thermal comfort in public spaces in the city of Barcelos
Autor(es)Ferreira, Vasco Miguel Cardoso
Orientador(es)Lourenço, Júlia
Palavras-chavePraça
Conforto térmico
Variáveis de conforto térmico
Square
Thermal comfort
Variables of thermal comfort
Data2013
Resumo(s)Esta dissertação de mestrado analisa o conforto térmico de espaços públicos, na cidade de Barcelos, através da medição de variáveis ambientais de conforto térmico e da análise do perfil, perceção e satisfação térmica dos utilizadores que as exploram. A escolha do estudo de caso na cidade de Barcelos, encontra na proveniência do autor nesta região, a motivação para indagar esta investigação. As áreas selecionadas para o estudo são a Avenida da Liberdade, a Praça Pontevedra e o Campo Camilo Castelo Branco que, embora com diferentes designações, não são consideradas, neste estudo, enquanto praças, campos ou avenidas. Optou-se, assim, por generalizar o termo praça a todos os espaços mencionados. Na escolha destes espaços teve-se em consideração variáveis da forma urbana como a altura e densidade dos edifícios envolventes, natureza das superfícies de revestimento e presença/ausência de vegetação. O trabalho de campo foi realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2013, nas três praças, através da medição das variáveis ambientais – temperatura do ar, humidade relativa do ar e velocidade do vento –, da aplicação de questionários a utilizadores e do preenchimento dos Referenciais de Observação Direta. Os resultados deste estudo, apenas indicativos e nunca generalizadores, apontam para uma utilização diferenciada dos três espaços públicos estudados, sendo que uma das praças se mostrou largamente mais utilizada, comparativamente às restantes praças em estudo. Observou-se que a Avenida da Liberdade registou um maior número de utilizadores, seguida da Praça Pontevedra e, por fim, o Campo Camilo Castelo Branco. Contudo, ainda que mais utilizada, os utentes da Avenida da Liberdade mostraram-se, na sua maioria, desconfortáveis termicamente, possibilitando-nos sugerir algumas ações com vista à otimização do conforto térmico nos diferentes locais.
This dissertation analyses the thermal comfort condition public spaces, in the city of Barcelos, by measuring environmental variables of thermal comfort and profile analyses, perception and thermal satisfaction of the users who use them. The selection of the case study in the city of Barcelos finds in the provenance of the author in this region, the motivation for this investigation question. The areas selected for the study are the Liberty Avenue, the Pontevedra Square and Camilo Castelo Branco Field that although with different nominations are not considered in this study, as squares, fields or avenues. Opted to generalize the term squares to all spaces mentioned. The selection of these spaces took into account variables such as height of urban form and density of the surrounding buildings, nature of coating surfaces and the presence / absence of vegetation. The field work was conducted on May 25 and 26, 2013, in the three squares, by measuring the environmental variables - air temperature, relative humidity and wind speed -, the administration of questionnaires to the users and filling Referential of Direct Observation. The results of this study, only indicative and not generalizing, point to a different use of the three public spaces studied, one of the squares was the most widely utilized, comparatively to the remaining squares in the study. It was observed that the Liberty Avenue registered a greater number of users, then the Pontevedra Square and finally, the Camilo Castelo Branco Field. However, although most utilized, Liberty Avenue users showed up, mostly uncomfortable thermally, allowing us to suggest some actions with a view to optimizing the thermal comfort in the different places.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil (área de especialização em Perfil de Planeamento e Infraestruturas de Transporte)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/31144
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CEC-PT - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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Dissertação Vasco Ferreira 2013.pdf2,55 MBAdobe PDFVer/Abrir

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