Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/31344

TitleElementos culturais brasileiros aplicados em acessórios femininos
Author(s)Goulart, Jamile
Ribeiro, Rita
Carvalho, Helder
KeywordsAcessórios
Brasilidade
Bijuteria
Consumo
Moda
Accessories
Brazilianness
Jewelry
Consumer
Fashion
Issue date20-Jun-2014
PublisherAssociação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na Catalunha (APEC)
Abstract(s)Este artigo apresenta a relação entre a moda e a cultura brasileira com o objetivo de identificar marcadores identitários do Brasil na criação de joias e bijuterias femininas. O Brasil, país caracterizado por sua colonização híbrida, bem como por sua extensa dimensão territorial, possui imensas riquezas culturais, que têm sido traduzidas em tendências de moda. A partir disto, pretende-se fazer uma reflexão sobre o conceito de brasilidade e os caminhos para a sua aplicação nos acessórios de moda, além de observar a relação dos indivíduos com o consumo de acessórios, visto que os marcadores identitários da cultura brasileira podem ser vistos como fator de diferenciação dos produtos de moda.
This paper presents the relationship between fashion and Brazilian culture aiming at identifying identity markers of Brazil in the creation of jewelry for women. Brazil, a country characterized by its hybrid colonization, as well as its extensive territorial dimension, has immense cultural richness, which have been translated into fashion trends. Therefore, it is intended to reflect on the concept of brazilianness and paths to its application in fashion accessories, and observe the consumption of accessories behaviour, as the identity markers of Brazilian culture can be seen as a factor of product differentiation.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/31344
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Comunicações / Communications
DET/2C2T - Comunicações em congressos internacionais com arbitragem científica

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