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dc.contributor.authorCosta, Jocilene Otilia dapor
dc.contributor.authorFreitas, Elisabete F.por
dc.contributor.authorPereira, Paulo A. A.por
dc.contributor.authorJacques, Maria Alice P.por
dc.date.accessioned2014-11-26T15:41:34Z-
dc.date.available2014-11-26T15:41:34Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn0873-1152por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/31402-
dc.description.abstractOs acidentes de viação apresentam uma enorme carga social e económica, que é imposta à sociedade. Portanto, o conhecimento dos fatores que afetam a probabilidade de ocorrência dum acidente tem sido um domínio de investigação de há muitas décadas, o qual está longe de se esgotar. Assim, este trabalho estuda os acidentes ocorridos em 177 interseções de três ramos inseridas nas estradas nacionais – EN´s da região norte de Portugal (2005-2010), sendo apresentada uma contribuição inicial para o desenvolvimento de modelo de previsão de acidentes (MPA), em que considera-se quatro formas funcionais diferentes do tráfego nas aproximações das interseções e difundidas no estudo da sinistralidade. As técnicas de modelação utilizadas foram: (i) Modelos Lineares Generalizados – MLG; (ii) Equações de Estimação Generalizadas – EEG e (iii) Modelos Zero Inflacionados (ZIP e ZINB), com distribuições de Poisson e binomial negativa para a componente do erro aleatório. Obteve-se duas bases de dados, uma geral e uma derivada, com os acidentes e o tráfego das interseções, sendo uma para dados longitudinais (1062 observações) e outra para dados agregados. Como resultado apenas as EEG e os MLG forneceram modelos válidos, tendo sido identificada a melhor forma funcional em ambos os casos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAcidentepor
dc.subjectEEGpor
dc.subjectEquações de Estimação Generalizadaspor
dc.subjectForma funcionalpor
dc.subjectInterseçãopor
dc.subjectMLGpor
dc.subjectModelos Zero Inflacionadospor
dc.subjectModelos Lineares Generalizadospor
dc.subjectZINBpor
dc.subjectZIPpor
dc.titleAcidentes de viação em interseções de três ramos: estudo comparativo das formas funcionais do tráfego e das técnicas de modelaçãopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.civil.uminho.pt/revista/n49/pag.15-28.pdfpor
dc.commentshttp://ctac.uminho.pt/node/1942por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage15por
oaire.citationEndPage28por
oaire.citationIssue49por
oaire.citationTitleEngenharia civilpor
dc.date.updated2014-11-13T10:35:31Z-
sdum.journalRevista Engenharia Civilpor
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