Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31442

TítuloEscárnio de corpos, cyberbullying e corrupção do lúdico
Outro(s) título(s)Derision of bodies, cyberbullying and the corruption of playfulness
Autor(es)Gonçales, Cynara
Pimentel, Giuliano Gomes
Pereira, Beatriz Oliveira
Palavras-chaveBullying
Atividades de lazer
Imagem corporal
Body image
Leisure activities
Data2014
EditoraUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
RevistaMovimento: Revista de Educação Física da UFRGS
Resumo(s)Partimos do pressuposto que o bullying é um comportamento cruel, presente nas relações interpessoais, em que a pessoa mais forte converte os mais frágeis em objetos de diversão e prazer. Nós estudamos o bullying no ambiente virtual, a fim de tentar compreender sua ocorrência no tempo de lazer de alunos do ensino médio. Para tanto, realizamos pesquisa documental, selecionando três comunidades da rede social Orkut como material de análise. Analisamos as formas como os membros dessas comunidades praticam o cyberbullying sobre colegas da escola, sendo que o corpo é o foco principal das agressões. Entendemos que aulas de educação física tanto podem reproduzir quanto questionar esse tipo de assédio, ainda que este comportamento desviante de cyberbullying seja resultante do amplo contexto cultural e social dos adolescentes.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/31442
ISSN1982-8918
Versão da editorahttp://www.seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/40735
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Escarnio de corpos, ciberbulying, e corrupcao do ludico.pdfDocumento Principal725,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID