Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31540

TítuloFalar, ler e escrever no jardim e infância. Como a investigação suporta a ação
Autor(es)Viana, Fernanda Leopoldina
Ribeiro, Iolanda da Silva
Baptista, Adriana
Brandão, Sara
Costa, Lurdes
Santos, Sandra
Palavras-chaveFalar
Ler
Escrever
Práticas
Jardim de Infância
Educação Pré-Escolar
DataAbr-2014
EditoraSantillana
Resumo(s)O programa Falar, Ler e Escrever no Jardim de Infância — FLE-JI resultou da integração e atualização de dois projetos de intervenção no âmbito da literacia emergente — Melhor Falar para Melhor Ler (Viana, 2001) e uma linha de ação do projeto Litteratus (Ribeiro, 2007). Tem como objetivo proporcionar a educadores de infância um conjunto estruturado de atividades que contribuam para o desenvolvimento das competências de literacia emergente. A importância de um trabalho sistemático nesta área é justificada pelo impacto destas competências na aprendizagem da leitura e da escrita, e amplamente confirmado pela investigação (Coyne, McCoach & Kapp, 2007; Haney & Hill, 2004; Kassow, 2006; Whitehurst & Lonigan, 1998). Trata- -se de um programa desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Minho e alguns jardins de infância, produto de um trabalho de vários anos que alia os resultados da investigação sobre literacia emergente à implementação e avaliação sistemáticas das suas atividades. Neste capítulo apresentam-se os objetivos, as opções tomadas, a justificação das mesmas e, sempre que relevante, inclui-se uma apreciação sobre o processo de implementação.
TipoCapítulo de livro
DescriçãoApenas o capítulo 3 é disponibilizado online. Anexam-se as imagens, a cores, a utilizar nos Jogos de Consciência Fonológica propostos no programa. A UTILIZAÇÃO DAS MESMAS PARA OUTROS FINS É EXPRESSAMENTE PROIBIDA.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/31540
ISBN978-989-708-630-4
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros
CIPsi - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Falar ler e escrever Cap 3.pdfDocumento principal7,71 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos_Falar_ler_e_escrever.zipImagens121,5 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID