Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31629

TítuloIdentificação de exopolissacarídeos em presença de iões nitrito e nitrato
Autor(es)Oliveira, Rosário
Azeredo, Joana
Data1994
CitaçãoOliveira, Rosário; Azeredo, Joana, Identificação de polissacáridos na presença de iões nitrito e nitrato. BIOTEC 94 - II Congresso Ibérico de Biotecnologia, VII Congresso da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia, Livro de Resumos. Vilamoura, Portugal, 1-4 Out., 1994.
Resumo(s)A identificação de exopolissacarídeos em presença de iões nitrito e nitrato não pode ser feita pela aplicação direta do método do fenol-acido sulfúrico, uma vez que há forte interferência por parte destes iões. Isto torna-se particularmente relevante quando se pretende estudar a produção de exopolissacarídeos por microorganismos nitrificantes e desnitrificantes. O interesse da utilização do método do fenol-acido sulfúrico, inicialmente descrito por Dubois et al. (1956), reside na sua simplicidade e reprodutibilidade, tendo ainda a vantagem de não ser afetado pela presença de proteínas, lípidos e solventes orgânicos. Assim, o objetivo do presente trabalho foi conseguir remover as interferências devidas aos i6es nitrito e nitrato. No caso de existirem somente nitritos o procedimento e bastante simples, complicando--se um pouco mais em presença de nitratos. Isto, porque a interferência dos nitritos e facilmente evitada pela adição de acido sulfâmico, enquanto que para impedir a ação dos nitratos e necessária usar nitron, que pode conduzir a precipitação conjunta de nitratos e polissacarídeos. O procedimento experimental foi testado com polissacarídeos produzidos por microorganismos e polissacarídeos comerciais (dextrano e hidróxido de propilamida), tendo-se conseguido uma boa reprodutibilidade de resultados.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/31629
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Resumos em Livros de Atas / Abstracts in Proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
document_17908_1.pdf348,13 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID