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https://hdl.handle.net/1822/31665
Título: | Os ensinos liceal e técnico na proposta de lei de João Camoesas : objetivos, currículo e formação de professores |
Autor(es): | Casulo, José Carlos de Oliveira |
Palavras-chave: | Projeto Camoesas Currículo Formação de Professores Educação Portugal |
Data: | Set-2013 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | Pese embora o facto de não ter saído do papel, a proposta de reforma da instrução portuguesa redigida por João Camoesas e apresentada ao parlamento em 1923, é um marco histórico na pedagogia portuguesa, pois configura a primeira tentativa de criação de uma lei de bases da educação nacional, de um documento legal, portanto, maximamente abrangente da problemática da educação nacional e que sobre esta instituía as grandes linhas de orientação a respeitar num prazo longo. Depois do preâmbulo, com o diagnóstico da situação da educação portuguesa na altura, o projeto Camoesas, como também ficou conhecido, estruturava-se em vinte e quatro bases, algumas das quais abordando os ensinos liceal e técnico, sob perspetivas várias, sendo que, na presente comunicação, se dará atenção ao que, para este níveis didáticos, se propunha em termos do seu enquadramento no sistema de ensino, dos objetivos, do currículo e da formação de professores. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/31665 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Casulo_comunic_XIICongr_IntG-P_Psicopedagogia_2013.pdf | 413,89 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |