Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32390
Título: | Centralidades e periferias nos quotidianos escolares e não-escolares de jovens distinguidos na escola pública |
Autor(es): | Palhares, José Augusto |
Palavras-chave: | Educação não-escolar Jovens-alunos Excelência académica |
Data: | Mar-2014 |
Editora: | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) |
Revista: | Investigar em Educação |
Resumo(s): | Discute-se neste texto a pertinência heurística da tipologia clássica do universo tripartido de educação (Formal, Não-Formal e Informal), tendo por referência os constrangimentos e os dilemas que o público juvenil se vê confrontado na atualidade. O autor mobiliza as noções de centralidade e de periferia para dar conta das relações de forças entre os diversos contextos e possibilidades educativas da cidade, para ilustrar a crescente hegemonia da educação escolar e para sublinhar as dificuldades em construir um corpus sociológico sólido no âmbito da educação não-escolar. Apresentam-se dados de investigação sobre a excelência académica na escola pública, com os quais se reflete sobre as dimensões constitutivas dos quotidianos e das experiências (escolares e não-escolares) de um grupo de jovens-alunos distinguidos. Sendo os mais bem-sucedidos na cultura escolar e mesmo prevalecendo a diversidade (por género e origens sociais) no que respeita às práticas de estudo e aos lazeres e atividades extra escolares, estes jovens tendem a atribuir à escola e aos professores as razões do seu sucesso. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32390 |
ISSN: | 2183-1793 1645-7587 |
Versão da editora: | http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/5 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JPalhares-Centralidades e periferias_Investigar em Educação.pdf | Artigo completo | 1,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |