Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32424
Título: | Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos |
Autor(es): | Santos, Leonor Moreira, Darlinda Menezes, Luís Oliveira, Isolina Ponte, João Pedro da Martins, Cristina Guerreiro, António Cunha, Helena Duarte, José Martinho, Maria Helena Pinto, Hélia Menino, Hugo Varandas, José Manuel Veia, Luciano Viseu, Floriano |
Palavras-chave: | Conhecimento profissional sobre os alunos Ensino da Matemática Atitudes Diversidade Aprendizagem Expectativas |
Data: | 2008 |
Editora: | Universidade de Lisboa |
Revista: | Revista de Educação |
Resumo(s): | Este artigo procura estudar o conhecimento profissional sobre os alunos de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira. Na sua base está um trabalho colectivo realizado por formadores de instituições de ensino superior em Portugal, preocupados em melhorar a qualidade da formação inicial dos professores em especial no que se refere à Didáctica da Matemática. A metodologia, de natureza qualitativa e interpretativa, envolveu a realização de 13 estudos de caso. Entre os principais resultados obtidos destacamos a tendência dos jovens professores para apreciar de forma positiva os seus alunos, transmitindo elevadas expectativas sobre o seu desempenho. A concretização dessas expectativas parece estar relacionada com a importância que dão ao seu papel. Apontam dificuldades de aprendizagem essencialmente de natureza transversal, situando-se sobretudo na linguagem matemática, no raciocínio e na resolução de problemas. As concepções que os alunos têm sobre a Matemática estão ausentes no discurso dos professores. Reconhecem que as características do ambiente de sala de aula são um factor importante para a aprendizagem. A diversidade entre turmas e entre os alunos, embora referenciada, constitui em diversos casos uma dificuldade para o processo de ensino e aprendizagem. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32424 |
ISSN: | 0871-3928 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_RevEducacao_LeonorSantos_et_al.pdf | 392,86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |