Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32426
Título: | Comunicação nas aulas de matemática: perspetivas de uma professora |
Autor(es): | Martinho, Maria Helena |
Palavras-chave: | Comunicação matemática Práticas Percepções Professor Mathematic communication Practices Perceptions Teacher |
Data: | 2013 |
Editora: | Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) |
Revista: | Educação Matemática em Foco |
Resumo(s): | Este artigo pretende evidenciar as perspetivas de uma professora sobre a comunicação na sala de aula, identificando os elementos que considera mais relevantes, bem como a sua prática de comunicação. Este trabalho pretende contribuir para a compreensão da forma como o professor problematiza a comunicação na sala de aula. Pretende também destacar quais os contributos, do ponto de vista da professora, que um trabalho conjunto entre professores e investigadores pode ter para a mudança e reflexão sobre as suas práticas.
Assim, procura responder às seguintes questões de investigação: Como é que a professora de Matemática vê o seu papel na sala de aula na criação de contextos facilitadores da comunicação matemática? Como é que a professora encara a mudança das suas práticas e aquilo que a pode ajudar nesse sentido? Este estudo foi desenvolvido num contexto de trabalho colaborativo que envolvia a autora, no papel de investigadora, e um conjunto de professoras de Matemática dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico de uma mesma escola (Mat.Com). Trata-se de um estudo de natureza qualitativa cujos dados foram recolhidos através de duas entrevistas, da observação de aulas e reuniões de trabalho colaborativo e, ainda, documentos produzidos pela professora ou com a professora. This paper discusses what are the perspectives of a Basic School teacher about communication in the classroom, aiming at identifying which elements she considers most relevant as well as her communication practices. This work aims at contributing to a better understanding of the ways teachers approach the problematic of communication in the classroom. It also intends to find out to what extent may a joint project work among teachers and researchers help in changing and reflecting their own practices. Therefore, it addresses the following research questions: How does a maths teacher regards her own role in the classroom as a promoter of mathematical communication? How does she deals with change as well as with all other elements which may help her in this direction? This study was carried out in the context of a collaborative project joining the author herself, in the role of a researcher, and a number of Maths teachers (2nd and 3rd cycles of Basic School), from the same school (Mat.Com). The study reported is of a qualitative nature. Data was gathered through the application of two questionnaires, classroom direct observation, group meetings and documents produced by teachers. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32426 |
ISSN: | 1981-6979 |
Versão da editora: | http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgecm/?page_id=53 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013EducaçãoMatemáticaemFocoV2N1.pdf | 465,14 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |