Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32467

TítuloValidade e fidelidade da versão portuguesa reduzida do web based learning environment inventory
Outro(s) título(s)Validity and reliability of the reduced Portuguese version of the web based learning environment inventory
Autor(es)Jesus, Ângelo
Gomes, Maria João
Cunha, Agostinho
Cruz, Agostinho
Palavras-chaveComputadores na educação
Educação a distância
Ambientes virtuais de aprendizagem
Web based learning environment inventory
Computers in education
Distance education
Virtual learning environment
Data2014
EditoraAsociación Iberoamericana de Educación Superior a Distancia (AIESAD)
RevistaRied : Revista Iberoamericana de Educación a Distancia
Resumo(s)A utilização de instrumentos padronizados de avaliação, traz consigo uma dimensão de fidelidade e validade estatística que permitem um outro olhar sobre diversos aspectos relacionados com a avaliação de ambientes de aprendizagem, complementando e enriquecendo as abordagens de carácter mais qualitativo. Nesse sentido, têm sido desenvolvidos e validados em vários países, inquéritos por questionário, com o objectivo de recolher informações para avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem. Em pesquisas anteriores foi já debatida a inexistência de um instrumento desta natureza, validado na língua portuguesa. Este estudo pretende colmatar esta lacuna, sendo apresentado em detalhe o processo de tradução, adaptação e validação da versão reduzida do Web Based Learning Environment Inventory.
The use of standardized assessment instruments, brings a dimension of reliability and validity that allows a different view on various aspects related to the assessment of learning environments, complementing and enriching the more qualitative character of other approaches. In this topic, questionnaire surveys, have been developed and validated in several countries, with the aim of collecting information for evaluation of virtual learning environments. It has already been discussed, in previous works, the absence of such an instrument, validated for the Portuguese language. This study aims to fill this gap, presenting in detail the process of translation, adaptation and validation of the Portuguese reduced version of the Web Based Learning Environment Inventory.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32467
DOI10.5944/ried.17.1.11579
ISSN1138-2783
Versão da editorahttp://ried.utpl.edu.ec/en/web-aprendizaje
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
11579-17012-1-PB.pdf340,3 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID