Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32583
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bento, Marco | por |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-08T16:33:16Z | - |
dc.date.available | 2015-01-08T16:33:16Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-8952-30-3 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32583 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo apresenta a etapa exploratória de um estudo em que analisamos quatro entrevistas realizadas a professores do 1.o Ciclo do Ensino Básico sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em contexto de ensino e aprendizagem. Teve como objetivos conhecer (i) as suas opiniões sobre a existência de dificuldades de aprendizagem na área de Português – Interpretação Textual nos alunos do 4.o ano de escolaridade, (ii) averiguar qual o uso do computador e/ou recursos multimédia nas suas práticas pedagógicas de sala de aula, (iii) compreender em que atividades utilizam o computador e/ou os recursos multimédia e (iv) perceber as suas sugestões relativamente a práticas para motivar os alunos para a leitura. Nas respostas dadas pelos professores verificamos que entendem a necessidade de alterar pedagogias para motivar os alunos, reconhecendo que as TIC e a sua utilização fora da escola são mais motivadoras do que as atividades que realizam na sala de aula. No entanto, apesar de terem ao dispor Quadros Interativos Multimédia e um computador Magalhães por aluno que traz instalado diversos recursos multimédia de Português, os docentes evitam trabalhá-los e até proíbem a sua utilização. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Recursos Multimédia | por |
dc.subject | Motivação | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.title | Utilização de recursos multimédia na educação : inovação ou tradição? | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
sdum.event.title | Atas do Congresso Formação e Trabalho Docente na Sociedade da Aprendizagem | - |
oaire.citationStartPage | 1032 | por |
oaire.citationEndPage | 1045 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | Atas do Congresso Formação e Trabalho Docente na Sociedade da Aprendizagem | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
48_2014_Marco_et_al_ISATT2014_POSTER.pdf | 6,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |