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TítuloGénero e o efeito da aprendizagem participativa e orientada para a acão no desenvolvimento da competência de acão em educação sexual
Autor(es)Rodrigues, Cristina de Jesus
Vilaça, Teresa
Palavras-chaveEducação em sexualidade
Aprendizagem orientada para a ação
Género
Competência para a ação
Data2010
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)Os comportamentos de risco na adolescência tornam necessário o desenvolvimento de práticas inovadoras em projectos de educação sexual (ES) orientados para a acção que ponderem questões de género. Este estudo visou investigar se existem diferenças nas dimensões da competência de acção de rapazes e raparigas, do 7º ano de escolaridade, durante a aprendizagem participativa e orientada para a acção desenvolvida em grupos separados por sexo e mistos, nos temas de Educação Moral e Religiosa Católica relacionados com a ES. Com essa intenção, realizou-se um estudo de natureza qualitativa numa turma (n=24) com grupos de sexo diferente e noutra (n=23) com grupos mistos. No início do projecto, os/as alunos/as foram entrevistados em dois grupos focais e durante o projecto foi feita observação participante. Os resultados evidenciaram que as ideias iniciais foram apresentadas de forma mais clara nos grupos separados por sexo. Por outro lado, os grupos mistos tiveram uma melhor percepção sobre as diferenças de género nas causas e consequências dos problemas. Os grupos de raparigas foram mais reflexivos durante as actividades. Em relação à selecção dos problemas de saúde sexual e reprodutiva, nos grupos mistos, os rapazes optaram por esconder a ignorância, por sua vez as raparigas sentiram-se inibidas quando os rapazes troçaram dos assuntos tratados. Durante este projecto, os grupos separados por sexo foram mais coesos e corporativos e esse facto fez com que as raparigas se sentissem mais seguras para enfrentar a altivez e machismo dos rapazes. Ao longo do projecto, os alunos descreveram que foram auto-educadores e co-educadores dos seus pares e assumiram o papel de pessoas que promovem activamente mudanças em si próprios e na sociedade. Destes resultados emerge a necessidade de incluir a perspectiva de género e o ensino orientado para a acção na formação dos educadores.
There is a definite need to develop innovative teaching practices in schools that consider gender issues and expressions of sexuality. This study intended to investigate if differences on the dimensions of action-competence of girls and boys, from the 7th grade, during a participatory and action-oriented learning process carried out in groups of different gender and mixed groups, on issues of Morals subject connected with sexual education exist. With this purpose, a qualitative study was carried out in a class (n=24) with groups separated by gender and another one (n=23) with mixed gender groups. At the beginning of the project, students from each class were interviewed in two focus groups and during the project participant observation was carried out. The results showed that students' initial ideas were presented more clearly in groups separated by gender. On the other hand, the mixed groups had a better perception of gender differences in the consequences and the causes of the problems selected. The groups of girls were more reflexives during the activities. In relationship to the selection of the problems concerning sexual and reproductive health, boys of mixed groups preferred to hide their ignorance and girls felt inhibited when boys made fun of sexuality issues. During this project, the groups separated by gender were more cohesive and corporative and this fact made the girls feel more secure in face of arrogance and machismo of boys. Throughout the project, students reported that they were self-educators and co-educators of their peers and assumed the role of people who actively promote changes in themselves and in society. From these results emerge the need to include gender perspectives and action-oriented teaching in teacher training.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32597
Versão da editorahttp://www.ua.pt/cidtff/PageText.aspx?id=11400
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
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Rodrigues & Vilaça(2010)_206-212.pdfDocumento principal2,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

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