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https://hdl.handle.net/1822/32633
Título: | Projecto de educação pelos pares em escolas do Porto durante o ano lectivo 2009/2010 |
Autor(es): | Oliveira, Raquel Vilaça, Teresa Aguiar, Filomena Frazão de Esteves, Carla Cardoso, Elisabete P. C. Ardachessien, Jaqueline Ferreira, Maria João Oliveira, Marina Freitas, Teresa Caetano, J. A. Machado |
Palavras-chave: | Educação pelos pares Prevenção primária da SIDA Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA" Projecto NAcional de Educação pelos Pares |
Data: | Nov-2010 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Resumo(s): | O Projecto Nacional de Educação pelos Pares, criado pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” visa a prevenção do VIH/SIDA e outros comportamentos de risco, através do desenvolvimento de projectos educativos implementados por voluntários universitários nos 7º e 8º anos de escolaridade. Estes estudantes universitários foram formados científica e pedagogicamente pela Fundação, e implementaram o projecto nacional de educação pelos pares com a supervisão de professores destacados para a FPCCS. Quando os alunos que iniciaram este projecto no 7º ano de escolaridade (12-13 anos) chegam ao 9º ano (14-15 anos), educam os seus pares dos 1º e 2º ciclos (6-11 anos) do ensino básico. A presente comunicação pretende discutir alguns dados recolhidos em seis escolas do porto envolvidas no Projecto Nacional de Educação pelos Pares, através de dois questionários de auto-resposta, designados "Sexualidade e SIDA", implementados no início do 1º e 2º anos de intervenção, que visam avaliar as necessidades de formação dos alunos nesta área. Os resultados obtidos mostraram que alguns alunos das escolas ignoram como prevenir a infecção pelo VIH e quais são os seus meios de transmissão. Por outro lado, têm a noção de que a infecção pelo VIH está associada a 'comportamentos de risco' não a 'grupos de risco'. A análise dos questionários do 8º ano evidenciou que os alunos gostaram mais de realizar dinâmicas de grupo, pelo impacto que tiveram na sua assertividade e na capacidade para reflectir sobre as consequências das suas escolhas e das decisões que tomam em relação ao seu comportamento sexual. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32633 |
ISBN: | 978-972-8746-91-9 |
Versão da editora: | http://www.ua.pt/cidtff/PageText.aspx?id=11400 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Oliveira et al(2010)_223-232.pdf | Documento principal | 2,1 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |