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TítuloProjecto de educação pelos pares em escolas do Porto durante o ano lectivo 2009/2010
Autor(es)Oliveira, Raquel
Vilaça, Teresa
Aguiar, Filomena Frazão de
Esteves, Carla
Cardoso, Elisabete P. C.
Ardachessien, Jaqueline
Ferreira, Maria João
Oliveira, Marina
Freitas, Teresa
Caetano, J. A. Machado
Palavras-chaveEducação pelos pares
Prevenção primária da SIDA
Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a SIDA"
Projecto NAcional de Educação pelos Pares
DataNov-2010
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
Resumo(s)O Projecto Nacional de Educação pelos Pares, criado pela Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a Sida” visa a prevenção do VIH/SIDA e outros comportamentos de risco, através do desenvolvimento de projectos educativos implementados por voluntários universitários nos 7º e 8º anos de escolaridade. Estes estudantes universitários foram formados científica e pedagogicamente pela Fundação, e implementaram o projecto nacional de educação pelos pares com a supervisão de professores destacados para a FPCCS. Quando os alunos que iniciaram este projecto no 7º ano de escolaridade (12-13 anos) chegam ao 9º ano (14-15 anos), educam os seus pares dos 1º e 2º ciclos (6-11 anos) do ensino básico. A presente comunicação pretende discutir alguns dados recolhidos em seis escolas do porto envolvidas no Projecto Nacional de Educação pelos Pares, através de dois questionários de auto-resposta, designados "Sexualidade e SIDA", implementados no início do 1º e 2º anos de intervenção, que visam avaliar as necessidades de formação dos alunos nesta área. Os resultados obtidos mostraram que alguns alunos das escolas ignoram como prevenir a infecção pelo VIH e quais são os seus meios de transmissão. Por outro lado, têm a noção de que a infecção pelo VIH está associada a 'comportamentos de risco' não a 'grupos de risco'. A análise dos questionários do 8º ano evidenciou que os alunos gostaram mais de realizar dinâmicas de grupo, pelo impacto que tiveram na sua assertividade e na capacidade para reflectir sobre as consequências das suas escolhas e das decisões que tomam em relação ao seu comportamento sexual.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32633
ISBN978-972-8746-91-9
Versão da editorahttp://www.ua.pt/cidtff/PageText.aspx?id=11400
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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