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TítuloAvaliação da usabilidade de um Role-Playing Game desenvolvido em Scratch
Autor(es)Ferraz, Daniela
Oliveira, Fátima
Magalhães, Cátia Gabriela Cruz dos Santos Silva
Ferreira, Sérgio
Marques, Miguel Carlos Pinto de Oliveira
Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveUsabilidade
Avaliação heurística
Scratch
Jogo
Heurístca
Usability
Entertainment
Game
Heuristics
Data15-Jul-2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
Resumo(s)O presente artigo descreve o ciclo de desenho de um protótipo Role-playing game desenvolvido em Scratch para alunos do 12.o ano a frequentarem a disciplina opcional de Aplicações Informáticas B. É dado especial destaque ao processo de avaliação da usabilidade, nomeadamente a avaliação com especialistas e com utilizadores semelhantes aos finais recorrendo a vários métodos e técnicas de recolha de dados. O processo foi iniciado com uma investigação preliminar realizando um teste exploratório com o público-alvo. De seguida, foi criada a primeira versão do jogo que foi alvo da avaliação heurística. Esta avaliação foi realizada com recurso às heurísticas de Nielsen para a usabilidade e as heurísticas de Malone para o divertimento. A partir das recomendações dos peritos, foi criada uma nova versão, submetida à avaliação por parte de utilizadores semelhantes aos finais. O grau médio de satisfação obtido através do questionário SUS foi de 76 numa escala de 0 a 100 pontos, no entanto, foram identificados alguns erros de usabilidade e divertimento que serão corrigidos e alvo de novos testes.
This article describes the designing cycle of a Role - playing prototype game using Scratch software. T his prototype was developed for 12th grade students attending the optional subject of Computer Applications B. Special emphasis is given to the process of usability evaluation, including evaluation with experts and representative end users using several me thods and techniques of data collection. The process began with a preliminary investigation conducting an exploratory testing with the target audience. Then, the first version of the game was created and was the target of heuristic evaluation. This evaluat ion was performed using Nielsen's usability heuristics and Malone’s heuristics for entertainment. Based on the recommendations of the experts, we created a new version for evaluation by users similar to the final ones. The average degree of satisfaction ob tained through the SUS questionnaire was 76 on a scale of 0 to 100 points. However, some usability and entertainment errors were identified, whichwill be corrected and the target for new tests.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32637
ISBN978-989-97374-2-6
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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