Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32727

TítuloA percepção de encarregados de educação e de professores sobre a relação escola-família nas escolas dos 2º e 3º ciclos de um concelho da região centro de Portugal
Outro(s) título(s)The perception of parents and teachers about the school-family relationshipvin the elementary schools of a municipality in the central region of Portugal
Autor(es)Sousa, Maria Martins
Sarmento, Teresa
Palavras-chaveParticipação e envolvimento parental
Relação escola-famílias
Escola
School
Family participation
Parental involvement
School-family relationship
Data2014
EditoraUniversidade Estadual de Campinas. Departamento de Política Científica e Tecnológica. Instituto de Geociências
RevistaRevista Eletrónica de Educação
CitaçãoSousa, M. e Sarmento, T. (2014). A percepção de encarregados de educação e de professores sobre a relação escola-família nas escolas dos 2º e 3º ciclos de um Concelho da região centro de Portugal. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 2, p. 321-344
Resumo(s)A qualidade da relação entre a escola e a família é apontada pelas teorias e pelos modelos de desenvolvimento como fator relevante para o desenvolvimento harmonioso de crianças, adolescentes e jovens, sendo mesmo apresentada por alguns estudos, realizados em nível nacional e internacional (como mostraremos ao longo do texto), como determinante no que diz respeito ao nível do seu desempenho escolar e educativo. O conhecimento e a aceitação dessa correlação forte e positiva parecem reunir algum consenso. Contudo, a realidade mostra outra faceta, continuando a revelar-se de grande complexidade a concretização dessa relação de cooperação. Neste artigo, são apresentados os resultados mais relevantes de um estudo realizado no âmbito da tese de doutoramento na Universidade de Granada3, cujo objetivo fundamental foi a caracterização da participação e do envolvimento das famílias nas escolas dos 2º. e 3º. Ciclos (correspondentes aos últimos cinco anos do Ensino Fundamental no Brasil – 10-15 anos) de um concelho4 da região centro de Portugal, através da percepção de encarregados de educação e de professores, que desempenham as funções de direção de turma5. Os dados, obtidos através da aplicação de questionários e entrevistas, revelam uma percepção generalizada e inequívoca sobre os grandes benefícios do envolvimento das famílias na vida escolar dos seus educandos para todos os envolvidos, enfatizando, no entanto, a existência de dificuldades bilaterais na sua concretização.
The quality of the relationship between school and family is appointed by the theories and models of development as a relevant factor for the harmonious development of children, adolescents and youth, and it is reported by multiple national and international studies as being decisive regarding the level of academic and educational performance. The knowledge and acceptance of this strong and positive correlation is consensual. However, reality shows a different side as it continues to prove that the achievement of this cooperative relationship is of great complexity. This article presents the most relevant results of a study conducted within a doctoral dissertation at the University of Granada6, which aimed to characterize the participation and involvement of families in the elementary schools of a municipality in the central region of Portugal, through the perception of parents and teachers who perform class management functions. The data obtained through questionnaires and interviews reveal a clear and widespread perception about the great benefits of family involvement in the school life of their children, but emphasize the existence of bilateral difficulties in its achieving.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/32727
DOI10.14244/19827199785
ISSN1982-7199
Versão da editorahttp://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/785
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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