Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/33149

TitleProposta de desenvolvimento de vestuário interior aplicado ao Futsal
Author(s)Mendes, Jefferson
Fangueiro, Raúl
Soutinho, Hélder Filipe Cunha
Henriques, Mariana
KeywordsConforto
Bioatividade
Multinacional
Patchwork
Futsal
Vestuário
Issue date31-Jul-2007
CitationMendes, Jefferson; Fangueiro, R.; Soutinho, F.; Henriques, Mariana, Proposta de desenvolvimento de vestuário interior aplicado ao Futsal. II Encuentro Latinoamericano de Diseño. Buenos Aires, Argentina, Jul 31 - Aug 3, 1-13, 2007.
Abstract(s)Este artigo descreve o trabalho realizado no desenvolvimento/otimização do vestuário interior destinado a prática de esportes. O trabalho realizado baseou-se no referencial teórico e aplicação de testes objetivos e subjetivos. Três modelos de t-shirts de marcas diferentes foram avaliadas, apresentando um dos modelos funcionalidades bacteriostáticas, modelo este fornecido por uma empresa parceira da Universidade do Minho, avaliado em uma equipe de futsal masculina. Aplicou-se testes objetivos nos três modelos com o intuito de avaliar propriedades térmicas utilizando o aparelho Alambeta, permeabilidade ao ar no Permeabilímetro ao Ar, bem como os testes de Bioatividade para avaliar a capacidade de inibição de microrganismos. Para a coleta dos dados subjetivos utilizou-se questionários. Os resultados obtidos nos questionários e nos testes objetivos serviram de base para desenvolver modelos para uma nova coleção, os quais serão produzidos em seamless (sem costura) através da técnica de patchwork, que possibilita colocar fibras específicas para suprir os requisitos apresentados por cada área do corpo.
TypeConference paper
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33149
Publisher versionhttp://fido.palermo.edu/servicios_dyc/encuentro2007/
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
document_19643_1.pdf205,9 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID