Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33645
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, Elisabete Passos | por |
dc.contributor.author | Osório, António José | por |
dc.contributor.author | Silvestre, Marta Cristina Rodrigues Alves | por |
dc.contributor.author | Ramos, Altina | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-06T11:42:19Z | - |
dc.date.available | 2015-02-06T11:42:19Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/33645 | - |
dc.description | Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia", ISBN 978-989-8525-22-2 | por |
dc.description.abstract | A utilização de recursos educativos digitais em contexto de aprendizagem é uma realidade nas escolas portuguesas. Apesar de todos os constrangimentos que dificultam a utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo educativo, existem experiências interessantes que merecem análise e reflexão. Surge neste contexto o projeto Manual Digital II, um consórcio entre a Universidade do Minho e a empresa Lusoinfo Multimédia, financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional, tendo como principais destinatários Educadores e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, crianças e pais, visando a produção de conteúdos pedagógicos digitais, assentes em processos inovadores de conceção, produção e aplicação. No desenvolvimento das atividades do projeto, foi realizado um estudo de caso numa escola do concelho de Braga, envolvendo 21 alunos do 1.º ano de escolaridade. O estudo decorreu de fevereiro a junho de 2012, com a finalidade de acompanhar a integração do recurso Manual Digital 1.º Ano no planeamento e na prática educativa da Professora. Os resultados obtidos revelaram as potencialidades deste recurso como dinamizador de novas estratégias de ensino e aprendizagem. No entanto, também foi identificada a necessidade de significativo trabalho a realizar por parte dos agentes educativos, dos produtores de conteúdos, ao nível da investigação. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Estudo de integração do Manual Digital II em práticas letivas no 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 11 Set. - 13 Set. 2013 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 6324 | por |
oaire.citationEndPage | 6338 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
oaire.citationTitle | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
sdum.conferencePublication | XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estudo de integracao do manual digital II.pdf | Texto Competo | 313,26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |