Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/33663

TitleA investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais
Author(s)Faria, Paulo
Ramos, Altina
KeywordsInvestigação-acção
Multiliteracias
Web 2.0
Formação de professores
Issue dateSep-2011
PublisherUniversidad de A Coruña
Abstract(s)No âmbito do projecto de doutoramento em curso pretendemos, através de metodologias participativas como a investigação-acção, incentivar a inovação pela integração de ferramentas digitais na aula de Língua Portuguesa, desenvolvendo a formação contínua dos professores que leccionam essa disciplina na Escola Básica e Secundária de Vila Cova, Barcelos – Portugal. Nesta comunicação apresentamos alguns dos efeitos do uso didáctico das tecnologias digitais por parte destes professores, em contexto formal e não formal de aprendizagem, em termos de práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais e de inovação educativa na escola. A parte visível de toda a actividade está acessível online através da plataforma Linguagens 2.0 (http://linguagens.ning.com) de acesso restrito, contando com cerca de 400 membros. Ao mesmo tempo propomo-nos também mostrar de que forma as teorias e práticas centradas na investigação-acção e com recurso a ferramentas colaborativas da Web 2.0 têm conduzido a processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Ainda que sem resultados conclusivos, serão apresentadas evidências decorrentes de entrevistas, notas de campo e do contacto diário com os professores e alunos que indiciam uma reconfiguração dos paradigmas e métodos de ensino por parte dos intervenientes.
TypeConference paper
DescriptionPublicado em “Libro de actas do XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía”. ISSN 1138-1663
URIhttps://hdl.handle.net/1822/33663
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A INVESTIGAÇÃOACÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA.pdfTexto completo829,55 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID