Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/33663
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faria, Paulo | por |
dc.contributor.author | Ramos, Altina | por |
dc.date.accessioned | 2015-02-06T14:11:11Z | - |
dc.date.available | 2015-02-06T14:11:11Z | - |
dc.date.issued | 2011-09 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/33663 | - |
dc.description | Publicado em “Libro de actas do XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía”. ISSN 1138-1663 | por |
dc.description.abstract | No âmbito do projecto de doutoramento em curso pretendemos, através de metodologias participativas como a investigação-acção, incentivar a inovação pela integração de ferramentas digitais na aula de Língua Portuguesa, desenvolvendo a formação contínua dos professores que leccionam essa disciplina na Escola Básica e Secundária de Vila Cova, Barcelos – Portugal. Nesta comunicação apresentamos alguns dos efeitos do uso didáctico das tecnologias digitais por parte destes professores, em contexto formal e não formal de aprendizagem, em termos de práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais e de inovação educativa na escola. A parte visível de toda a actividade está acessível online através da plataforma Linguagens 2.0 (http://linguagens.ning.com) de acesso restrito, contando com cerca de 400 membros. Ao mesmo tempo propomo-nos também mostrar de que forma as teorias e práticas centradas na investigação-acção e com recurso a ferramentas colaborativas da Web 2.0 têm conduzido a processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Ainda que sem resultados conclusivos, serão apresentadas evidências decorrentes de entrevistas, notas de campo e do contacto diário com os professores e alunos que indiciam uma reconfiguração dos paradigmas e métodos de ensino por parte dos intervenientes. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidad de A Coruña | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Investigação-acção | por |
dc.subject | Multiliteracias | por |
dc.subject | Web 2.0 | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferenceDate | 07 Set. - 09 Set. 2011 | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationStartPage | 3375 | por |
oaire.citationEndPage | 3385 | por |
oaire.citationConferencePlace | La Coruña, Espanha | por |
oaire.citationTitle | XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A INVESTIGAÇÃOACÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA.pdf | Texto completo | 829,55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |