Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/33663

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFaria, Paulopor
dc.contributor.authorRamos, Altinapor
dc.date.accessioned2015-02-06T14:11:11Z-
dc.date.available2015-02-06T14:11:11Z-
dc.date.issued2011-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/33663-
dc.descriptionPublicado em “Libro de actas do XI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía”. ISSN 1138-1663por
dc.description.abstractNo âmbito do projecto de doutoramento em curso pretendemos, através de metodologias participativas como a investigação-acção, incentivar a inovação pela integração de ferramentas digitais na aula de Língua Portuguesa, desenvolvendo a formação contínua dos professores que leccionam essa disciplina na Escola Básica e Secundária de Vila Cova, Barcelos – Portugal. Nesta comunicação apresentamos alguns dos efeitos do uso didáctico das tecnologias digitais por parte destes professores, em contexto formal e não formal de aprendizagem, em termos de práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais e de inovação educativa na escola. A parte visível de toda a actividade está acessível online através da plataforma Linguagens 2.0 (http://linguagens.ning.com) de acesso restrito, contando com cerca de 400 membros. Ao mesmo tempo propomo-nos também mostrar de que forma as teorias e práticas centradas na investigação-acção e com recurso a ferramentas colaborativas da Web 2.0 têm conduzido a processos de ensino e aprendizagem mais significativos. Ainda que sem resultados conclusivos, serão apresentadas evidências decorrentes de entrevistas, notas de campo e do contacto diário com os professores e alunos que indiciam uma reconfiguração dos paradigmas e métodos de ensino por parte dos intervenientes.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad de A Coruñapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInvestigação-acçãopor
dc.subjectMultiliteraciaspor
dc.subjectWeb 2.0por
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleA investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitaispor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferenceDate07 Set. - 09 Set. 2011por
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage3375por
oaire.citationEndPage3385por
oaire.citationConferencePlaceLa Coruña, Espanhapor
oaire.citationTitleXI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxíapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationXI Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxíapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A INVESTIGAÇÃOACÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA.pdfTexto completo829,55 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID